RTP: Paulo Dentinho forma nova direção de informação

Administração voltou atrás na proposta de substituir o director de informação. Joana Garcia e Adília Godinho saem. Há um novo responsável pelo canal de informação

A informação da estação pública viveu alguns meses agitados, desde as alterações feitas na administração e na direção de programas no início de 2018. Logo após a saída de Nuno Artur Silva e Daniel Deusdado, o presidente do conselho de administração anunciou uma alteração profunda na direção de informação. O jornalista Carlos Daniel chegou a ser convidado, em março, para liderar a equipa que, até então, era da responsabilidade de Paulo Dentinho.

Mas Gonçalo Reis, que na altura não tinha equipa, foi obrigado a recuar nesta mudança, sob uma forte contestação da comissão de trabalhadores. Agora, que a administração já está concluída, o processo terminou com uma nuance - a renovação do mandato de Paulo Dentinho.

A nova direção de informação da RTP tem, contudo, algumas diferenças face à anterior. João Fernando Ramos, atual apresentador do telejornal do canal 2, é o novo adjunto com a supervisão da RTP3. Essa era, até agora, a função de António José Teixeira, que tinha ainda a coordenação do planeamento. Teixeira coordena, na nova direção, a informação diária e a estratégia do Telejornal. Substitui, assim, Vitor Gonçalves, que transita para a coordenação da informação não-diária. Ou seja, Dentinho muda por completo as áreas dos seus adjuntos que se mantêm.

Alguns jornalistas da estação não compreendem a insistência de separar as responsabilidades por duas áreas que deviam ser complementares: a estratégia do canal noticioso (RTP3) e dos principais espaços informativos da estação. Já era assim, no passado, e vai continuar a ser.

Hugo Gilberto, que era adjunto, na direção anterior, passa a subdiretor mas mantém a tutela do Desporto e da redação do Centro de Produção do Norte. Já Alexandre Leandro, que chefiava o setor dos editores de imagem, sobe a subdiretor. O mesmo acontece a Rosário Lira, que chegou a ser diretora interina da RDP.

De saída estão as subdiretoras Joana Garcia (RTP3) e Adília Godinho (Telejornal). Alexandre Brito (Online) e Ana Pitas (Produção) há muito que tinham pedido para sair da direção de Dentinho. André Macedo, que integrou a anterior equipa, já saiu da empresa.

Exclusivos