PS longe da maioria absoluta, mas à frente de toda a direita junta

Sondagem Expresso/SIC coloca os socialistas de António Costa 12 pontos percentuais à frente dos sociais-democratas de Rui Rio. Sozinho não será capaz de governar, mas as contas chegam para repetir a "geringonça".

Os socialistas de António Costa ficam longe da maioria absoluta na sondagem Expresso/SIC revelada esta sexta-feira, mas sozinhos ultrapassam a estimativa de votação em toda a direita.

O PS tem 37% nas projeções do inquérito feito pelo ICS e o ISCTE, com trabalho de campo realizado pela GFK Metris, ficando a 12 pontos percentuais do PSD de Rui Rio, que tem 25%. À direita, o CDS de Assunção Cristas surge com 8% e a Aliança do Santana Lopes consegue 2%. Somada, toda a direita tem por isso 35%, dois pontos percentuais abaixo do PS.

A esquerda poderá repetir a "geringonça" da atual legislatura, com a CDU de Jerónimo de Sousa e o Bloco de Esquerda de Catarina Martins a surgirem com 8% cada um. Em conjunto, os três partidos da esquerda conseguem 53%.

Os dados têm como base as respostas diretas sobre intenção de voto nas legislativas, tirando a abstenção e distribuindo os votos dos indecisos pelo método de imputação. No inquérito, 17% dos inquiridos dizem não sabem em quem vai votar, 9% dizem que não vão votar e 3% que vão votar em branco ou nulo.

Nos dados brutos, PS surge com 28%, PSD com 19%, CDU com 6%, CDS com 5%, BE com 5% e PAN e Aliança cada um com 2%.

O estudo foi feito entre 9 e 21 de fevereiro, por simulação de voto em urna, a 801 pessoas na casa dos inquiridos. A margem de erro é de mais ou menos 3,5%, com um nível de confiança de 95%.

Ler mais

Exclusivos

Premium

educação

O que há de fascinante na Matemática que os fez segui-la

Para Henrique e Rafael, os números chegaram antes das letras e, por isso, decidiram que era Matemática que seguiriam na universidade, como alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa. No dia em que milhares de alunos realizam o exame de Matemática A, estes jovens mostram como uma área com tão fracos resultados escolares pode, afinal, ser entusiasmante.