PS bate PSD por 12 pontos nas legislativas

Sondagem da Pitagórica para o JN e TSF coloca as intenções de voto nos socialistas cinco pontos acima dos resultados de 2015

O PS lidera as intenções de voto para as eleições legislativas de Outubro, com 37,2% contra 25,6% do PSD. Entre os pequenos partidos, o Bloco de Esquerda tem 8,3%, enquanto CDS e CDU surgem empatados nos 6,5%.

De acordo com a sondagem da Pitagórica para o DN e TSF o PAN tem 2,8% das intenções de voto. O Aliança de Pedro Santana regista 1,8%.

Números que representam, para os socialistas, uma subida de praticamente cinco pontos percentuais relativamente aos resultados de 2015, quando o PS ficou atrás da coligação PSD/CDS, que recolheu então 36,86% dos votos. Agora, e segundo os dados avançados por esta sondagem, o PS recolhe mais intenções de voto do que centristas e sociais-democratas juntos, que perfazem 32%.

O partido liderado por António Costa também ganha terreno à esquerda, dado que Bloco e PCP surgem em perda face às legislativas de 2015 - os bloquistas passam dos 10% de há quatro anos para 8,3% nas intenções de voto para outubro. Já a CDU passa de 8,3 para 6,5%.

Já o PAN duplica a votação, passando do anterior 1,4 para uma estimativa de 2,8%.

A ficha técnica da sondagem pode ser consultada aqui.

Ler mais

Exclusivos