Premium Debates: a grande corrida das personalidades

Rogério Casanova analisa os debates televisivos. E o programa da RTP1 Eu, Cidadão, que prometia "analisar os traços de personalidade dos candidatos a primeiro-ministro" com "questões que escapam ao debate político". E lança a pegunta: de quantas vogais precisa um país?

Já só faltam 15 dias para o primeiro acto eleitoral desde o último acto eleitoral, confirmando a percepção generalizada de que qualquer ritual periódico torna as cronologias maleáveis, fazendo que os intervalos entre estas coisas sejam cada vez mais curtos. Parece que ainda ontem celebrámos a última eleição e já as montras estão novamente cheias de luzes festivas e decorações eleitorais. Quando menos esperarmos, chegou a hora de as famílias se reunirem e trincharem a democracia na forma de um "x" cuidadosamente desenhado à frente da opção menos transtornante.

A maneira como esta escolha é feita é a mesma de sempre: com a ajuda inestimável da televisão. Neste ano, a RTP1 deu-nos generosamente um auxiliar novo. O programa em duas partes Eu, Cidadão prometia "analisar os traços de personalidade dos candidatos a primeiro-ministro", com uma bateria de "questões que escapam ao debate político".

Ler mais

Exclusivos