Sismo de magnitude 3.8 registado a sul de Faro

Abalo ocorreu ao início da tarde (14.31) e não há registo de danos pessoais ou materiais.

Um sismo de magnitude 3.8 na escala de Richter foi registado nesta terça-feira à tarde perto da cidade de Faro. De acordo com a informação divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo, que ocorreu às 14.31, teve o seu epicentro "a cerca de 70 km a Sul de Faro".

De acordo com a informação disponível até ao momento, diz o IPMA, o sismo "não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (na escala de Mercalli modificada) nas regiões de Faro e Albufeira".

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Os abalos telúricos com intensidade inferior a 2,9 na escala de Richter são, geralmente, apenas detetados por sismógrafos.

A escala de Mercalli Modificada avalia o efeito dos sismos nas pessoas e construções.

O instituto refere que "a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas", pelo que "agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes".

* Com Lusa