"Preocupante transmissão comunitária" no Tâmega. Quase mil casos em sete dias

Autoridade de saúde local preocupada com aumento exponencial de casos. Só em Paços de Ferreira são 560 nos últimos sete dias.

O aparecimento de 944 novos casos de infeção por covid-19 nos últimos sete dias nos concelhos de Felgueiras (155), Lousada (229) e Paços de Ferreira (560) levou o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega III - Vale do Sousa Norte a emitir um alerta urgente à população.

Para travar "a preocupante transmissão comunitária ativa", a autoridade de saúde local a desaconselhar a realização de eventos, que possam levar à aglomeração de um grande número de pessoas, bem como as reuniões mais familiares, encontro de amigos, casamentos ou batizados.

"Nas instituições/empresas e outros locais de trabalho deve ser reforçado o uso obrigatório de máscara por todos e o distanciamento, bem como sempre que possível dar primazia ao teletrabalho e ao desfasamento de horários; na prática de desporto apenas deverá ser retirada a máscara aquando da realização do exercício físico e evitar o uso dos balneários; e nas instituições de saúde e de apoio a grupos sociais vulneráveis, como lares e centros de dia, deve ser reforçado o uso de equipamento de proteção individual de nível mais avançado pelos profissionais", pode ler-se no documento, onde é ainda pedido para que os cafés e restaurante cumpram a lotação máxima de cinco pessoas por mesa definida, assim como recomendam que os clientes só tirem a máscara para comer.

O AceS pede ainda à população que "evite sair de casa" e contacte as autoridades de saúde locais caso tenha sintomas ligados à covid-19, como tosse, febre, dificuldade respiratória, dor de garganta, dor de cabeça, dores no corpo, perda de olfato ou perda de paladar.

Segundo dados da Direção-Geral de Saúde, desde o início da pandemia (março) já foram registados 634 casos de coronavírus em Felgueiras (município tem cerca de 59 mil habitantes), 660 em Lousada (cerca de 48 mil habitantes) e 738 (560 nos últimos sete dia) em Paços de Ferreira (cerca de 57 mil habitantes).

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG