Queda de granizo cobriu Serra da Estrela de branco no domingo

As imagens podem parecer insólitas, dado a altura do ano, mas o IPMA explica que se devem à situação de instabilidade que afeta Portugal

Uma tempestade com queda de granizo cobriu a Serra da Estrela de branco, por algumas horas no domingo. Imagens partilhadas na redes sociais e em sites de meteorologia mostram os momentos, antes do gelo no solo derreter.

Vânia Lopes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explica que houve uma situação de queda de granizo ou saraiva (a designação utilizada depende to tamanho das bolas de gelo).

As imagens podem parecer insólitas, mas Vânia Lopes explica que se devem à situação de instabilidade que afeta Portugal, com o anticiclone dos Açores muito recuado em relação ao que é a sua posição normal, e por isso incapaz de funcionar como bloqueio à passagem de depressões e superfícies frontais.

Assim, o território tem sido afetado por uma série de depressões, mas com as temperaturas mais elevadas deste altura do ano geram-se também condições de instabilidade.

Embora situações destas, que dão origem a chuvadas e trovoadas, sejam normais até nesta época do ano, o que não é tão normal é a frequência com que têm ocorrido este ano, explica Vânia Lopes.

O mês de junho, por exmeplo, classificou-se como muito chuvoso em relação à precipitação e como normal em relação à temperatura do ar.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Almeida Moreira

Bolsonaro, curiosidade ou fúria

Perante um fenómeno que nos pareça ultrajante podemos ter uma de duas atitudes: ficar furiosos ou curiosos. Como a fúria é o menos produtivo dos sentimentos, optemos por experimentar curiosidade pela ascensão de Jair Bolsonaro, o candidato de extrema-direita do PSL em quem um em cada três eleitores brasileiros vota, segundo sondagem de segunda-feira do banco BTG Pactual e do Instituto FSB, apesar do seu passado (e presente) machista, xenófobo e homofóbico.