Grande Lisboa. Dezenas de ruas cortadas, inundações em garagens, caves e carros submersos

O alerta de mau tempo da ANPC vai prolongar-se até às 12:00 desta segunda-feira

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 472 ocorrências relacionadas com o mau tempo até às 16:00 de hoje em todo o país e cerca de metade ocorreu no distrito de Lisboa, avançou à Lusa a entidade.

Fonte da ANPC adiantou que 370 das 472 ocorrências, registadas entre as 00:00 e as 16:00, estiveram relacionadas com inundações.

O distrito de Lisboa foi o mais afetado pela forte chuva que começou a cair desde o final da manhã deste sábado, com o registo de 213 ocorrências de inundações, de acordo com a Proteção Civil.

Estrada Nacional 10 cortada na zona da Póvoa de Santa Iria

A maioria das ocorrências registadas no site do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa referem-se a inundações ocorridas entre as 12:00 e as 16:00.

Há também referência a algumas quedas de revestimentos e de árvores.

Dezenas de ruas foram este sábado temporariamente cortadas ao trânsito na zona da Grande Lisboa sobretudo devido a inundações, disse à agência fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

A mesma fonte adiantou que a forte chuva que se fez sentir na zona metropolitana de Lisboa levou a restrições da circulação automóvel com o corte temporário de algumas vias, nomeadamente na capital, Sintra, Oeiras, Cascais e Vila Franca de Xira.

Segundo a PSP, as inundações foram a principal causa do corte das vias, mas registaram-se ainda situações de restrições ao trânsito relacionadas com queda de árvores e deslizamento de terras.

Segundo a ANPC, a estrada nacional 10 está cortada na zona da Póvoa de Santa Iria (Vila Franca de Xira) e existem ainda várias ruas no distrito de Lisboa que estão condicionadas ao trânsito devido à altura da água.

A Proteção Civil dá ainda conta, no distrito de Lisboa, de danos materiais devido às inundações em garagens e caves, bem como de casos de carros que ficaram submersos.

O alerta de mau tempo da ANPC vai prolongar-se até às 12:00 de segunda-feira.

Exclusivos

Premium

Crónica de Televisão

Os índices dos níveis da cadência da normalidade

À medida que o primeiro dia da crise energética se aproximava, várias dúvidas assaltavam o espírito de todos os portugueses. Os canais de notícias continuariam a ter meios para fazer directos em estações de serviço semidesertas? Os circuitos de distribuição de vox pop seriam afectados? A língua portuguesa resistiria ao ataque concertado de dezenas de repórteres exaustos - a misturar metáforas, mutilar lugares-comuns ou a começar cada frase com a palavra "efectivamente"?

Premium

Margarida Balseiro Lopes

O voluntariado

A voracidade das transformações que as sociedades têm sofrido nos últimos anos exigiu ao legislador que as fosse acompanhando por via de várias alterações profundas à respetiva legislação. Mas há áreas e matérias em que o legislador não o fez e o respetivo enquadramento legal está manifestamente desfasado da realidade atual. Uma dessas áreas é a do voluntariado. A lei publicada em 1998 é a mesma ao longo destes 20 anos, estando assim obsoleta perante a realidade atual.