Universidade Europeia ACE2: uma aliança internacional com liderança portuguesa
A Universidade Europeia Applied, Connected, Entrepreneurial and Engaged – European University (ACE2-EU), liderada pelo Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), é uma aliança ambiciosa que reúne instituições de ensino superior de 9 países europeus. Atualmente, a legislação europeia relativa ao ensino superior apresenta diferenças significativas entre os Estados-membros, criando barreiras à implementação de iniciativas conjuntas. A ACE2-EU irá funcionar como uma instituição transnacional, contribuindo para o esforço de harmonizar e impulsionar a legislação a nível europeu e reforçar a competitividade e atratividade do ensino superior europeu a nível global.
A Europa enfrenta desafios sociais prementes, como a transição digital, a transição ambiental e climática, as alterações demográficas e a inclusão e tolerância. As universidades europeias como a ACE2_EU terão um papel crucial ao responder a estes desafios através do ensino, investigação e inovação, promovendo a interculturalidade, a inclusão e o desenvolvimento de soluções inovadoras. Esta iniciativa pioneira representa um passo crucial para a criação de um verdadeiro Espaço Europeu de Ensino Superior, onde estudantes, staff e investigadores podem circular livremente e beneficiar de oportunidades de aprendizagem e investigação em toda a Europa.
Para Portugal, a participação do IPSantarém na ACE2_EU trará benefícios significativos, reforçando a internacionalização do ensino superior português, permitindo o acesso a redes de conhecimento, infraestruturas de investigação e oportunidades de financiamento a nível europeu. A ACE2_EU também contribuirá para melhorar a qualidade da formação e a empregabilidade dos diplomados portugueses no mercado global, ajudando a mitigar a "fuga de cérebros".
A estratégia e objetivos da ACE2_EU estão delineados para os horizontes de curto e médio prazo. No imediato, o foco será em estabelecer uma estrutura de governança robusta e ao mesmo tempo flexível, envolvendo todos os stakeholders, e lançar os primeiros programas formação de curta duração e projetos-piloto de investigação com mobilidade para estudantes, docentes, investigadores e staff. A médio prazo, a ACE2_EU ambiciona desenvolver cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento conjuntos, de forma a reforçar a cooperação ao nível da investigação, promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades, e fomentar o empreendedorismo e as ligações com o tecido empresarial. Todas as iniciativas da ACE2_EU envolverão a colaboração com pelo menos um parceiro local, garantindo que as atividades da aliança estão enraizadas nos territórios e respondem às necessidades específicas das comunidades.
Como coordenador da ACE2_EU, o IPSantarém assumirá um papel de liderança no desenvolvimento e implementação da estratégia da aliança. A criação de uma entidade legal única será um marco significativo, permitindo à ACE2_EU afirmar-se como uma verdadeira universidade transnacional. O IPSantarém liderará este processo complexo, trabalhando com os parceiros para ultrapassar os desafios legais e burocráticos e estabelecer uma governança eficaz e inclusiva para a nova entidade.