A Educação não se faz nas carruagens dos comboios!

Publicado a
Atualizado a

Francisco Anastácio é professor. E amanhã... lá vai de “armas e bagagens” para mais um ano escolar.

Toda a vida sonhou ser professor e na altura de escolher uma via de formação no Ensino Superior, escolheu contribuir para o crescimento dos filhos dos outros, escolheu ensinar.

O Francisco Anastácio é professor há cerca de 25 anos e vive em Faro com a sua esposa e os seus dois filhos. Um deles é barra no futebol, o João, a outra, a Simone é uma bailarina exímia que passa o dia a fazer rodas e piruetas, muito enroladas de tão perfeitas que são! Infelizmente o Francisco só conhece os atributos dos filhos aos fins de semana, que é a altura em que consegue ir a casa e estar com eles.

O Francisco é professor em Viseu. Fruto da impossibilidade de se estabelecer numa escola, que até podia ser longe de casa, pois isso resolvia-se mudando-se toda a família, este professor de Português lá anda, ano após ano a circular pelo país. Este ano em Viseu, no ano passado em Coimbra. O currículo dele espalha-se pelo mapa do nosso país e traduz-se em quilómetros.

Os recitais de ballet são incríveis, mas como o Subsídio de Deslocação não dá para tudo, o Francisco só vai a casa de tempos a tempos.

Já pensou pedir que o seu horário fosse concentrado de segunda a quinta, para conseguir assistir ao treino de convocatória do João à sexta-feira, mas nem assim consegue liquidez suficiente para as deslocações.

O Francisco diz muitas vezes aos amigos, em tom de brincadeira, que vive numa carruagem de um comboio, porque junta o transporte à cama e chega mais depressa a todo o lado enquanto dorme!

Mas da mesma forma que brinca, também destrói os sonhos dos mais novos, dizendo-lhes para que não sejam professores! E porquê? Porque tarda o momento que devíamos parar e enfim perceber que aqueles que constroem os alicerces dos filhos dos outros, os professores, são o alicerce mais valioso na construção de uma sociedade.

E isso... não se faz na carruagem de um comboio!

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt