Marcelo. Votar "é contribuir para a estabilidade no meio de um mundo instável"
"Com o mundo de hoje mais complexo e imprevisível, não participar, não decidir, não votar, faz ainda menos sentido do que noutras eleições", sublinhou este sábado o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa curtíssima mensagem ao país no dia de reflexão.
Marcelo Rebelo de Sousa apelou à participação dos portugueses nas eleições legislativas deste domingo (18 de maio), defendendo que "os ausentes acabam mais cedo ou mais tarde por perder a razão e limitar-se, como diz o povo, a chorar sobre o leite derramado".
Para o Presidente da República, "seria meter a cabeça na areia, ficar indiferente à gravidade do instante vivido". Marcelo Rebelo de Sousa lembrou ainda que "votar neste momento é contribuir para a estabilidade no meio de um mundo instável".
Segundo disse, a participação neste ato eleitoral poderá poupar "soluções longas de governos de gestão", até porque, até maio de 2026, "não poderá haver, constitucionalmente, novas eleições".
Marcelo iniciou a sua intervenção ao país lembrando as "enormes" alterações nas relações entre a Europa, a Rússia e a China, que estão a provocar imprevisibilidade na economia internacional e exigem maiores responsabilidades dos portugueses.