Vizinhos da Notre-Dame alertados para risco de contaminação com chumbo

Polícia alerta que partículas de metal tóxicas libertadas pelo incêndio foram encontradas na área em redor da catedral.

Os vizinhos da catedral de Notre-Dame, atingida há duas semanas por um devastador incêndio, foram aconselhados a usar lenços húmidos para limpar as superfícies das suas habitações onde a poeira do fogo, carregada de chumbo, se pode ter instalado. Testes realizados mostraram que o incêndio de 15 de abril libertou partículas do metal tóxico que estavam integradas na estrutura da igreja, disse a polícia de Paris.

Os investigadores descobriram que o chumbo nas áreas próximas à igreja é "muito localizado", e resume-se "sobretudo a locais que podiam estar abertos no momento em que ocorreu o incêndio e onde a poeira pode ter assentado".

A ameaça é limitada, observou a polícia, já que o envenenamento por chumbo geralmente só acontece após anos de exposição. Até agora, não houve relatos de envenenamento por chumbo desde o inferno que destruiu o telhado do monumento com 850 anos.

"No que diz respeito a casas ou instalações particulares, recomenda-se que os moradores nas imediações da Notre-Dame procedam à limpeza dos móveis e outros objetos, usando lenços húmidos para eliminar a poeira", diz o comunicado da polícia.

As áreas públicas que podem representar um risco de exposição ao chumbo, como os jardins em redor da catedral, foram fechadas e não serão reabertas até que os níveis de chumbo voltem ao normal, acrescenta a polícia.

Na semana passada, o grupo ambientalista francês Robin des Bois disse que cerca de 300 toneladas de chumbo do telhado e do campanário da catedral derreteram no incêndio. O fogo, segundo as autoridades, atingiram os 800º C no seu auge. "A catedral foi reduzida ao estado de lixo tóxico", disse a associação em comunicado, instando as autoridades a desintoxicar as toneladas de entulho, cinzas e águas residuais produzidas com o desastre.

A Airparif, que monitoriza a qualidade do ar em Paris, disse que a poluição não ultrapassou os níveis normais no dia seguinte ao incêndio. Quase duas semanas depois, um cordão policial ainda mantém o público longe do local.

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.