Comboio mais rápido da Índia avaria um dia depois da inauguração. E a culpa é de uma vaca

Um dia depois depois da inauguração, o comboio de alta velocidade Vande Bharat Express embateu numa vaca e o sistema de travões avariou.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, inaugurou o comboio de alta velocidade Vande Bharat Express sem imaginar que, no dia seguinte, a estrela da ferrovia indianda iria sofrer uma avaria. E tudo por causa de uma vaca.

"Esta é a verdadeira força da Índia. Esta é a força do Vande Bharat Express. Nos últimos quatro anos e meio, através do trabalho duro, tentamos mudar as ferrovias indianas. O Vande Bharat Express é um vislumbre desse trabalho", disse Modi ao inaugurar o comboio na quinta-feira. A expectativa do governo indiano era alta e nada fazia prever que a nova coqueluche da ferrovia fosse notícia por ter avariado logo no dia a seguir à inauguração. Mas a verdade é que avariou.

O comboio, considerado o mais rápido da Índia, regressava a Nova Deli, depois da viagem inaugural o ter levado até Varanasi, quando o sistema de travões avariou. De acordo com o Indian Today , a composição embateu numa vaca e derrapou nos carris, o que terá originado o mau funcionamento dos travões.

Segundo as autoridades, o problema surgiu após uma "derrapagem" quando o comboio embateu num animal. A imprensa indiana noticia que houve uma falha na energia e que o sistema de travões deixou de funcionar devido a um problema no motor.

A avaria obrigou o comboio mais rápido da Índia a ficar parado perto de Tundla, durante cerca de uma hora, de acordo com fontes do Indian Today, entre as quais jornalistas que estavam no comboio para a cobertura da viagem inaugural.

De fabrico indiano, o Vande Bharat Express constitui "um orgulho" do país, afirmou o ministro da Ferrovia, Piyush Goyal, durante a inauguração. O governante foi uma das personalidades que fez a viagem inaugural do comboio de alta velocidade.

Depois da avaria, o gabinete de Goyal afirmava que a falha de travões deveu-se a um "impacto externo".

O comboio de alta velocidade pode atingir 180 quilómetros por hora, tem capacidade para 1128 passageiros e fez a sua primeira viagem comercial este domingo, 17 de fevereiro. O ministro da Ferrovia anunciou que já não há bilhetes para as próximas duas semanas.

Exclusivos

Premium

Ferreira Fernandes

"Corta!", dizem os Diáconos Remédios da vida

É muito irónico Plácido Domingo já não cantar a 6 de setembro na Ópera de São Francisco. Nove mulheres, todas adultas, todas livres, acusaram-no agora de assédios antigos, quando já elas eram todas maiores e livres. Não houve nenhuma acusação, nem judicial nem policial, só uma afirmação em tom de denúncia. O tenor lançou-lhes o seu maior charme, a voz, acrescida de ter acontecido quando ele era mais magro e ter menos cãs na barba - só isso, e que já é muito (e digo de longe, ouvido e visto da plateia) -, lançou, foi aceite por umas senhoras, recusado por outras, mas agora com todas a revelar ter havido em cada caso uma pressão por parte dele. O âmago do assunto é no fundo uma das constantes, a maior delas, daquilo que as óperas falam: o amor (em todas as suas vertentes).

Premium

Crónica de Televisão

Os índices dos níveis da cadência da normalidade

À medida que o primeiro dia da crise energética se aproximava, várias dúvidas assaltavam o espírito de todos os portugueses. Os canais de notícias continuariam a ter meios para fazer directos em estações de serviço semidesertas? Os circuitos de distribuição de vox pop seriam afectados? A língua portuguesa resistiria ao ataque concertado de dezenas de repórteres exaustos - a misturar metáforas, mutilar lugares-comuns ou a começar cada frase com a palavra "efectivamente"?

Premium

Margarida Balseiro Lopes

O voluntariado

A voracidade das transformações que as sociedades têm sofrido nos últimos anos exigiu ao legislador que as fosse acompanhando por via de várias alterações profundas à respetiva legislação. Mas há áreas e matérias em que o legislador não o fez e o respetivo enquadramento legal está manifestamente desfasado da realidade atual. Uma dessas áreas é a do voluntariado. A lei publicada em 1998 é a mesma ao longo destes 20 anos, estando assim obsoleta perante a realidade atual.