Espanha com zero mortes no boletim nacional pelo segundo dia consecutivo

Apesar de várias comunidades autonómicas apresentarem mortes nos seus territórios na segunda e terça-feira, o boletim nacional mantém desde domingo o número de 27.127 como o total de óbitos no país.

Pelo segundo consecutivo, o boletim das autoridades espanholas apontam para zero mortes no país causadas pela Covid-19, isto apesar de várias autoridades regionais divulgarem os seus dados incluindo vítimas mortais. Desde domingo que o boletim oficial aponta os mesmos 27.127 mortos.

O boletim oficial aponta que foram registados 137 novos casos nas últimas 24 horas. Mais de metade, 73, foram diagnosticados na Comunidade de Madrid. O número total de casos desde o início da pandemia é de 239.932.

Esta terça-feira. tal como tinha acontecido na véspera, autoridades das comunidades regionais apresentaram números que parecem contrariar o registo nacional. Por exemplo, as Astúrias diz ter registado 6 mortes no seu território e a Comunidade de Madrid aponta outras 12, que devem ser somadas às 11 reveladas na segunda-feira.

A responsável pela Saúde de Castilla y Leon, Verónica Casado, declarou, segundo o jornal El Mundo, que não entende os números do Ministério e como o valor total não mudou quando várias comunidades confirmaram novas mortes.

Os serviços sanitários espanhóis recebem diariamente os números notificados pelas 17 comunidades autónomas do país que também fazem acertos em relação aos comunicados nos dias anteriores, o que tem levado a discrepâncias nos totais apresentados.

"A validação individual dos casos está em curso, pelo que pode haver discrepâncias em relação à notificação agregada dos dias anteriores", avisam os serviços sanitários espanhóis.

Espanha vai prolongar por mais duas semanas, de 07 até 20 de junho, o estado de emergência em vigor desde 15 de março último.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG