Descobertos 12 migrantes em camião frigorífico na Bélgica
O condutor do veículo alertou a polícia ao suspeitar da presença de pessoas no camião que estava a transportar fruta e legumes. São 11 sírios e um sudanês.
Doze migrantes, 11 sírios e um sudanês, foram encontrados vivos num camião refrigerado que transportava fruta e legumes na madrugada desta quarta-feira na Bélgica, anunciou a polícia federal belga.
O condutor do veículo alertou a polícia ao suspeitar da presença de migrantes no camião.
O controlo realizado numa área da autoestrada E34 que liga Antuérpia (Bélgica) a Eindhoven (Holanda) permitiu descobrir os 12 homens, todos adultos, segundo uma primeira avaliação.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Os migrantes "estão em bom estado de saúde", indicou uma porta-voz da polícia federal à agência de notícias France-Presse.
Ministério Público de Antuérpia abre inquérito
Segundo um porta-voz da Procuradoria-Geral, um inquérito foi aberto pelo Ministério Público de Antuérpia.
O inquérito deverá, em particular, determinar se estes migrantes pretendiam chegar ao Reino Unido e em que condições entraram no camião, presumivelmente sem o conhecimento do condutor.
O motorista do camião, que viajava com destino ao Reino Unido, parou numa garagem devido a um problema mecânico e foi nessa altura que os migrantes foram descobertos.
No outro caso, em Bruges, a polícia recebeu um alerta sobre a presença de migrantes num camião que seguia para o porto de Zeebruges e intercetou o veículo numa via rápida.
A proximidade da Bélgica do Reino Unido faz que o país seja frequentemente utilizado por redes de tráfico.
O camião, conduzido por um norte-irlandês, era proveniente do porto belga de Zeebruges.