Coreia do Norte: Estatísticas para desvendar o país mais isolado do mundo

Uma análise da BBC e da CIA World Factbook

Uma análise da BBC, que cita a CIA World Factbook, revela que cerca de três milhões de pessoas na Coreia do Norte têm telemóvel e a maioria está localizada na capital, Pyongyang. Tendo em conta que o país tem 25 milhões de pessoas, isto dá, em média, um telemóvel por cada 10 pessoas.

Além disso, a CIA World Factbook estima que há ainda menos pessoas com telefones fixos - pouco mais de um milhão.

Outro dado interessante, é que 97% das estradas na Coreia do Norte não estão asfaltadas, isto analisando dados da CIA World Factbook de 2006. A Coreia do Norte tem 25,554 quilómetros de estrada e apenas 724 quilómetros - 3% - são pavimentadas.

Estima-se ainda que apenas 11 em cada 1000 norte-coreanos tenham um carro.

A Coreia do Norte é o 52º país com maior população e tem o quarto maior exército do mundo. Segundo a BBC, 25% do PIB do regime de Pyongyang é direcionado para as despesas militares.

O país tem 3500 tanques, 73 submarinos, 21100 veículos de artilharia e 545 aviões. Além disso tem cerca de um milhão e 200 mil militares no ativo e grande parte da população tem treinamento militar.

O serviço militar é obrigatório tanto para homens como mulheres a partir dos 17 anos, segundo a CIA World Factbook. Os homens servem o exército durante 10 anos e as mulheres durante cinco anos.

A esperança média de vida na Coreia do Norte é de 70 anos, de acordo com a CIA World Factbook. O Banco Mundial estimava que, em 2015, este número estivesse nos 71 anos e a BBC destaca que os norte-coreanos vivem, em média, menos 12 anos que os sul-coreanos.

Estima-se que na Coreia do Norte cada mulher tenha, em média, 1.95 filhos, registando uma taxa de natalidade de 14,6 por cada mil habitantes. A idade média da população é de 33 anos.

Em relação à história, desde a sua fundação, em 1948, a Coreia do Norte foi governada por três líderes, incluindo o atual Kim Jong-Un.

Kim Il-Sung fundou o país e foi substituído pelo filh Kim Jong-Il quando morreu, em 1972. Jong-Il governou desde esta data até 2011, quando foi substituído pelo atual líder.

Exclusivos