Exclusivo Seis olhares indiscretos desmitificam o século XX português

Vinte anos após o início do novo milénio já se pode e deve reinterpretar o sistema social, político, cultural e económico, vivido hoje tendo em conta a grande influência do século passado - à qual é impossível escapar.

O último ano foi, apesar da crise editorial e livreira provocada pela pandemia, um dos mais importantes momentos de publicação de trabalhos de investigação histórica sobre Portugal. Entre as dezenas de livros originais, inovadores na visão e com uma análise mais fina sobre o país recente que estudiosos de áreas ligadas à sociedade, economia e cultura conseguiram publicar está o volume fundamental: O Século XX Português.

Os seus autores são conhecidos e, principalmente, especialistas nas áreas que desenvolvem nestes ensaios e pretendem efetuar uma das primeiras análises abrangentes sobre o que está bem caracterizado no título. E, apesar de só vinte anos terem passado sobre o fim do século, já se podem questionar e rever muitos dos acontecimentos que marcaram a vida nacional em todos os aspetos e que no início do ano 2021 começam a revelar-se melhor, bem como eliminar erros de interpretação com que o último quarto desse século ainda era capaz de enviesar a sua interpretação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG