Volodymyr Zelensky
Volodymyr ZelenskyEPA/UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE

Zelensky diz-se disposto a uma "troca" de territórios com a Rússia

Declarações foram feitas numa entrevista ao diário britânico The Guardian, embora acrescentando não saber que território pediria Kiev em troca.
Publicado a
Atualizado a

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou-se esta terça-feira disposto a "uma troca" de territórios com a Rússia, no contexto de eventuais negociações de paz mediadas pelos Estados Unidos, considerando que a Europa sozinha não conseguirá garantir a sua segurança.

Se o presidente norte-americano, Donald Trump, conseguir levar a Ucrânia e a Rússia à mesa das negociações, "trocaremos um território por outro", assegurou Zelensky, numa entrevista ao diário britânico The Guardian, embora acrescentando não saber que território pediria Kiev em troca.

"Não sei, veremos. Mas todos os nossos territórios são importantes, não há nenhuma prioridade", afirmou.  

Volodymyr Zelensky
Zelensky anuncia que Trump vai enviar delegação a Kiev nos próximos dias

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, anunciou também esta terça-feira na sua rede social Truth que o secretário do Tesouro, Scott Bessent, se deslocará em breve à Ucrânia para se reunir com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

"Esta guerra DEVE e VAI TER UM FIM RÁPIDO - demasiada morte e destruição", escreveu Trump na sua mensagem.

"Os Estados Unidos gastaram MILHARES DE MILHÕES de dólares, com poucos resultados", acrescentou o chefe de Estado norte-americano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt