Zelensky diz que cessar-fogo com a Rússia pode acontecer a qualquer momento
Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, revelou este domingo que um cessar-fogo com a Rússia pode ser possível a qualquer momento. O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa conjunta com o homólogo checo, Petr Pavel, em Praga, na qual pediu aos aliados para fazerem pressão sobre Moscovo.
"Acreditamos que, sem aumento da pressão, a Rússia não tomará medidas práticas para acabar com a guerra. Hoje assinala-se o 54.º dia em que a Rússia ignorou até mesmo a proposta americana de cessar-fogo. Acreditamos que um cessar-fogo é possível a qualquer momento, mesmo a partir de hoje, e deve durar pelo menos 30 dias para dar à diplomacia uma hipótese real" de negociação, referiu Zelensky, citado pela Reuters.
Na semana passada, Putin declarou um cessar-fogo de três dias, de 8 a 10 de maio, para assinalar o 80.º aniversário da vitória da União Soviética e dos seus aliados sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial.Zelenskiy afirmou na altura que tal medida era inútil e, em vez disso, pediu um cessar-fogo incondicional de pelo menos 30 dias, em linha com uma proposta dos EUA lançada em março.
Zelensky referiu também que espera que a Ucrânia receba 1,8 milhões de projéteis ainda neste ano, sob uma iniciativa checa para fornecer assistência militar.
Neste domingo, num documentário da televisão pública russa para assinala os 25 anos desde que chegou ao poder na Rússia, Vladimir Putin revelou que espera não ser necessário usar armas nucleares na Ucrânia. "Não tem havido necessidade de usar essas armas, e espero que não sejam necessárias", disse Putin, de acordo com a agência Reuters.