A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.FOTO: OLIVIER MATTHYS/EPA

Von der Leyen divulga plano para mobilizar 800 mil milhões de euros para defesa europeia

Plano implica ainda a disponibilização de 150 mil milhões de euros de financiamento para os 27 Estados-membros da União Europeia (UE)
Publicado a
Atualizado a

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou esta terça-feira, em Bruxelas, querer mobilizar 800 mil milhões de euros para investimento na defesa europeia.

O plano "Rearmar a Europa", disse a líder do executivo comunitário numa declaração à imprensa sem direito a perguntas, ambiciona mobilizar "800 mil milhões de euros (ME) em despesa de defesa para uma Europa segura e resiliente".

Este plano, cujos traços largos von der Leyen referiu, implica ainda a disponibilização de 150 mil milhões de euros de financiamento para os 27 Estados-membros da União Europeia (UE), que deverão ainda poder reafetar fundos, como os de Coesão, para investimento na defesa e rearmamento.

Salientando "a grave natureza das ameaças" que a UE enfrenta, Ursula von der Leyen acrescentou que "a Europa está preparada para agir com a decisão e a velocidade requerida", devendo responder a necessidades de curto e longo prazo.

A presidente da Comissão Europeia desafiou os líderes da União Europeia (UE) a mobilizarem "os imensos recursos" europeus para defender a democracia, num plano de rearmamento assente em cinco pilares.

Numa carta enviada às capitais dos Estados-membros no âmbito do Conselho Europeu extraordinário, agendado para quinta-feira, Von der Leyen desafia os chefes de Estado e de Governo a "enfrentar o momento, mobilizar os imensos recursos da Europa e a convocar o espírito coletivo para defender a democracia".

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Von der Leyen vai propor flexibilização orçamental para UE investir mais em defesa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt