Violência nas ruas de Paris. Bicicletas incendiadas e garrafas arremessadas
Alain JOCARD / AFP

Violência nas ruas de Paris. Bicicletas incendiadas e garrafas arremessadas

COM VÍDEO. Polícia e manifestantes entraram em choque após a segunda volta das eleições francesas.
Publicado a
Atualizado a

Grupos de manifestantes entraram em confrontos com a polícia na Praça da República e ruas circundantes esta noite, em Paris, na sequência dos resultados eleitorais.

Segundo os media locais, tratou-se de "manifestantes antifascistas", que atiraram petardos às autoridades, idependentemente de a esquerda ter vencido as eleições.

Este foi o resultado de várias horas de provocações de grupos de jovens aos agentes policiais.

Nas ruas, segundo os vídeos partilhados nas redes sociais por jornalistas no local, foram-se vendo focos de incêndio, designadamente bicicletas empilhadas e ramos arrancados às árvores.

Os confrontos prosseguiram pelas ruas circundantes, com a polícia a tentar controlar os grupos de manifestantes que foram progressivamente aumentando o nível de violência, respondendo aos agentes arremessando com garrafas e outros objetos.

Progressivamente, as artérias da capital francesa foram-se transformando num cenário de batalha campal, como tem vindo a ser habitual sempre que grupos radicais saem à rua.

A Polícia de Intervenção francesa foi usando uma estratégia eficaz, apertando o cerco em torno dos manifestantes e, contraintuitivamente para os não-versados nestas estratégias de confrontos urbanos, mantendo o metro aberto pare permitir os escoamento da zona.

Depois, com recurso a canhões de água, gás lacrimogéneo, agentes a pé e em motociclos, acabou por conseguir disperçar os manifestantes, que mesmo assim vandalizaram diversos estabelecimentos e tentaram pilhar alguns deles. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt