Viena avança com vacinação de crianças a partir dos 5 anos, mesmo sem a aprovação da UE

Apesar de não existir parecer oficial por parte da Agência Europeia do Medicamento, a cidade de Viena vai avançar com o processo de vacinação a crianças a partir dos 5 anos de idade.

A cidade de Viena vai começar a vacinar crianças a partir dos 5 anos contra a Covid-19, mesmo sem a aprovação oficial da União Europeia, avançaram as autoridades de saúde da capital austríaca.

"A procura por vacinas contra a Covid para crianças é bastante alta", diz Peter Hacker, um oficial de saúde pública de Viena, citado pelo New York Times. Acrescentou ainda que "nesta fase não se deve perder tempo no país, visto que a pandemia está a afetar cada vez mais crianças".

Os reguladores da União Europeia ainda não autorizaram a administração da vacina contra a Covid-19 para crianças com menos de 12 anos. A Áustria, à semelhança do resto dos países que fazem parte da União Europeia, ainda esperam pela aprovação por parte da Agência Europeia do Medicamento.

Apesar disso, nos Estados Unidos da América, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças já aprovaram oficialmente a administração da vacina Pfizer-BioNTech nesta faixa etária dos 5 aos 11 anos.

Em Viena, vai haver a capacidade de administrar a vacina a 200 crianças por dia, espalhadas pelos 34 centros de vacinação com margem para aumentar o número de administrações diárias caso a procura seja muito elevada.

Esta decisão revela-se como o primeiro programa municipal público a autorizar e incentivar a vacinação de crianças a partir dos 5 anos, apesar de já no sistema privado existirem pediatras a administrar a vacina a crianças da mesma faixa etária.

A medida surge quando o país volta a sofrer com um pico de infeções (cerca de 481 casos por 100.000 habitantes). De destacar que apenas 63% da população austríaca está totalmente vacinada e o governo já pondera aumentar as restrições a partir da próxima sexta-feira (12 de novembro), com foco naqueles que optaram por não se vacinar.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG