Vaticano divulga vídeo póstumo de Francisco, com mensagem dirigida aos jovens
O Vaticano divulgou neste domingo um vídeo póstumo do Papa Francisco dirigido aos jovens participantes dos "Talleres de escucha" (Oficinas de Escuta). Gravada em 8 de janeiro, um mês antes de ser internado devido a pneumonia, a mensagem de um minuto mostra o pontífice na Casa Santa Marta a incentivar os jovens a saberem ouvir os outros, uma qualidade essencial para a paz.
"Uma das coisas mais importantes da vida é saber escutar", disse Francisco, aconselhando os jovens a deixar o outro terminar de falar antes de responder. "Observem bem: as pessoas não escutam. No meio da explicação, já estão a responder, e isso não ajuda a construir a paz."
O papa também destacou o valor da experiência dos idosos: "Não se esqueçam dos avós. Eles têm muito a ensinar." No final do vídeo, pediu orações e garantiu que rezava pelos jovens.
Francisco morreu na última segunda-feira, aos 88 anos, e o funeral ocorreu no sábado, reunindo milhares de fiéis. A cerimónia ficou também marcada pela conversa entre o presidente norte-americano Donald Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, num momento simbólico visto como o último contributo de Francisco para um esforço de paz.
Esta mensagem póstuma do papa foi divulgada no dia da segunda missa de luto, que reuniu cerca de 200 mil jovens na Praça de São Pedro. Os jovens marcaram presença em Roma para a conclusão do Jubileu dos Adolescentes, evento que incluiu a canonização de Carlo Acutis, que morreu em 2006, aos 15 anos, e se torna o primeiro santo millenial.