União Europeia lança pacote de 500 milhões para atrair cientistas que fogem das políticas de Trump
Na Universidade Sorbonne, em Paris, ao lado do presidente francês Emmanuel Macron, a presidente da Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira um pacote de 500 milhões de euros para atrair cientistas estrangeiros para a União Europeia, numa clara tentativa de capitalizar o crescente atrito entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o setor académico norte-americano.
“Chamamos os investigadores de todo o mundo a unirem-se a nós... Se amam a liberdade, venham ajudar-nos a permanecermos livres”, apelou o presidente francês Emmanuel Macron, citado pela agência Reuters.
"Queremos que cientistas, investigadores, académicos e trabalhadores altamente qualificados escolham a Europa", reforçou von der Leyen. "A Europa tem tudo o que é necessário para a ciência prosperar. Temos o investimento estável e sustentado. Temos a infraestrutura. Temos o compromisso com a investigação aberta e colaborativa", acrescentou.
O novo pacote, para os anos de 2025 a 2027, tem como objetivo "tornar a Europa um íman para os investigadores", sublinhou von der Leyen.
O investimento será destinado ao financiamento de projetos de investigação e ao apoio logístico e financeiro necessário para que universidades europeias recebam cientistas estrangeiros.
A iniciativa surge em resposta direta às medidas hostis de Donald Trump contra instituições de Ensino Superior nos Estados Unidos, incluindo cortes em verbas federais, investigações contra universidades e o cancelamento de vistos de estudantes internacionais.
Von der Leyen afirmou que o bloco dos 27 quer ver os países-membros a investir pelo menos 3% do PIB em investigação e desenvolvimento (I&D) até 2030.
Os líderes europeus veem a crise académica americana como uma oportunidade para reforçarem a posição da União Europeia como polo global de ciência e inovação..
Antes desta iniciativa de Bruxelas, já França tinha lançado em abril o programa Choose France for Science, que oferece cofinanciamento para instituições que desejam acolher cientistas estrangeiros.
* com agências