Ucrânia "poderá ser russa um dia", sugere Trump
EPA/ALEXANDER DRAGO / POOL

Ucrânia "poderá ser russa um dia", sugere Trump

Presidente norte-americano exigiu a Kiev 485 mil milhões de euros em terras raras, que contêm metais usados em particular em eletrónica, em troca de ajuda norte-americana na guerra contra a Rússia.
Publicado a
Atualizado a

O presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu que a Ucrânia "poderá ser russa um dia" e afirmou que exigiu a Kiev o equivalente a 500 mil milhões de dólares (485 mil milhões de euros) em terras raras, que contêm metais usados em particular em eletrónica, em troca de ajuda norte-americana no conflito com a Rússia. "Pelo menos assim não nos sentimos estúpidos", disse Donald Trump.

"Quero que o nosso dinheiro esteja seguro porque estamos a gastar centenas de milhares de milhões de dólares", disse o presidente dos EUA em entrevista à Fox News, emitida na segunda-feira.

"Podem chegar a um acordo, podem não chegar a um acordo. Podem ser russos um dia, podem não ser russos um dia", disse Trump.

As declarações do presidente norte-americano surgem na véspera da reunião do seu vice-presidente J.D. Vance com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, que deverá acontecer esta sexta-feira durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

Ucrânia "poderá ser russa um dia", sugere Trump
J.D. Vance deverá encontrar-se com Zelensky em Munique

Na mesma entrevista, o presidente dos EUA disse que pediu ao enviado especial para a Ucrânia e Rússia, Keith Kellogg, para elaborar, o mais rapidamente possível, um plano para pôr fim ao conflito, em curso há quase três anos.

De acordo com a AFP, que cita uma fonte do gabinete do presidente ucraniano, Keith Kellogg irá a Kiev no dia 20 de fevereiro.

De referir que no fim de semana o New York Post noticiou que Trump já falou ao telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre o fim da guerra e que o líder russo lhe terá dito que "quer ver as pessoas a parar de morrer".

Ao jornal, o presidente norte-americano repetiu que se tivesse sido eleito em 2022 "a guerra nunca teria acontecido" e afirmou que tem "um plano concreto para acabar" com o conflito. "Espero que seja rápido. Todos os dias estão a morrer pessoas", referiu.

Ucrânia "poderá ser russa um dia", sugere Trump
Trump diz que falou com Putin sobre a Ucrânia e que líder russo quer "deixar de ver pessoas a morrer"

Kremlin defende que parte significativa da Ucrânia quer ser russa

Já esta terça-feira, o porta-voz do kremlin disse que uma parte significativa da Ucrânia quer ser russa e que "isso corresponde" aos comentários do presidente norte-americano sobre a hipótese de a Ucrânia poder um dia tornar-se russa.

"O facto de uma parte significativa da Ucrânia querer tornar-se russa e já se ter tornado russa é uma realidade", disse o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, referindo-se às anexações de quatro regiões ucranianas.

O porta-voz acrescentou que o sentimento "corresponde em grande parte às declarações do presidente" norte-americano.

Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu pôr fim ao conflito no prazo de 24 horas, revendo esta promessa para seis meses após a sua tomada de posse, em 20 de janeiro.

No entanto, a Rússia e a Ucrânia continuam distantes nas suas posições, embora tenham assumido uma inédita postura de diálogo desde que Trump regressou à Casa Branca.

Com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt