Imagem partilhada por Donald Trump
Imagem partilhada por Donald TrumpTruh Social Donald Trump

Trump sugere mudar nome do Lago Ontário para Lago América

Ideia surge num contexto de intensificação da guerra comercial entre os Estados Unidos e o Canadá.
Publicado a
Atualizado a

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump sugeriu esta terça-feira, 25 de agosto, alterar o nome do Lago Ontário para Lago América. "Os Estados Unidos estão a considerar seriamente mudar o nome do Lago Ontário para Lago América, uma vez que já não esperamos fazer muitos negócios com Ontário", disse Trump nas redes sociais. A ideia ficou depois mais gráfica, com a partilha de uma imagem que mostra uma cruz por cima do nome daquele local e o nome sugerido.

Esta sugestão - semelhante ao que fez unilateralmente no ano passado quando, através de um decreto executivo, renomeou o Golfo do México de Golfo da América - acontece num contexto de intensificação da guerra comercial entre os Estados Unidos e o Canadá.

No sábado, 22, os Estados Unidos impuseram tarifas de 50% sobre produtos canadianos avaliados em 20 mil milhões de dólares (18,5 mil milhões de euros), após o fracasso das negociações comerciais entre os dois países.

Em resposta, o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, anunciou que o Canadá vai retaliar contra as novas tarifas norte-americanas, impondo direitos aduaneiros sobre o aço, equipamentos eletrónicos e produtos lácteos comprados aos Estados Unidos da América a partir de 8 de setembro.

Os ministros das Finanças, da Indústria e do Trabalho canadianos devem detalhar esta terça-feira às 13:00 (18:00 em Lisboa), a resposta do Governo de Otava face às novas tarifas norte-americanas.

Imagem partilhada por Donald Trump
Braço de ferro entre EUA e Canadá abre uma nova guerra de tarifas
Imagem partilhada por Donald Trump
Google passa a usar 'Golfo da América' em vez de 'Golfo do México' nos EUA
Diário de Notícias
www.dn.pt