Donald Trump à chegada à Casa Branca.
Donald Trump à chegada à Casa Branca.EPA/AARON SCHWARTZ / POOL

Trump insta iranianos a continuar a protestar e diz que "a ajuda está a caminho"

Presidente norte-americano publicou mensagem nas redes sociais, num dia em que vai reunir com a equipa de Segurança Nacional para discutir a situação no Irão.
Publicado a
Atualizado a

O presidente norte-americano, Donald Trump, instou esta terça-feira (13 de janeiro) os iranianos a continuarem a protestar contra o regime nas ruas, dizendo que "a ajuda está a caminho".

"Patriotas iranianos, CONTINUEM A PROTESTAR - OCUPEM AS VOSSAS INSTITUIÇÕES!!! Guardem os nomes dos assassinos e abusadores. Eles pagarão um preço elevado. Cancelei todas as reuniões com as autoridades iranianas até que o assassinato sem sentido de manifestantes PARE. A AJUDA ESTÁ A CAMINHO", escreveu Trump nas redes sociais, terminando com a sigla "MIGA" (Make Iran Great Again, isto é, tornar o Irão grande de novo".

Com esta mensagem, o presidente parece rejeitar uma saída diplomática, depois de ter ameaçado agir caso o regime continuasse a matar manifestantes. Um responsável iraniano revelou ontem que pelo menos duas mil pessoas já terão morrido desde o início dos protestos, a 28 de dezembro.

Trump tem prevista para esta terça-feira uma reunião com a equipa de Segurança Nacional para analisar as suas opções no Irão, depois de ter ameaçado na véspera impor sanções de 25% aos países que mantenham trocas comerciais com o Irão.

Donald Trump à chegada à Casa Branca.
Irão e EUA na encruzilhada entre a ameaça da guerra e a via do diálogo

Entretanto, a organização não-governamental (ONG) Iran Human Rights denunciou esta terça-feira que o número de mortos nos protestos que contestam há 16 dias o regime do Irão terá subido para pelo menos 2.000 pessoas.

A contestação começou por visar o custo de vida, num país sujeito a sanções económicas, mas escalou para um protesto político contra as autoridades de Teerão.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt