Trump culpa governador da Califórnia por incêndios devastadores
Donald Trump culpou esta quarta-feira o governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom, pela devastação provocada pelos incêndios florestais em Los Angeles, que mataram duas pessoas, obrigaram milhares a fugir e já destruíram mais de mil habitações.
O presidente eleito dos Estados Unidos denunciou nas redes sociais que Newsom se recusou a assinar uma declaração que "teria permitido que milhões de litros de água, provenientes do excesso de chuva e da neve derretida do norte, fluíssem diariamente para muitas partes da Califórnia, incluindo áreas que estão a arder de forma apocalíptica”.
As leias federais e estaduais limitam o bombeamento de água do delta do rio Sacramento para proteger a sobrevivência do peixe-espelta, mas em 2019, durante o seu primeiro mandato, Trump afirmou que esta espécie não estava ameaçada pela retirada de água para explorações agrícolas próximas. Esta quarta-feira, Trump disse que Newsom “queria proteger um peixe inútil (…), mas não se importou com o povo da Califórnia”.
“Agora a fatura está a ser paga. Exigirei que este governador incompetente permita que água bela, limpa e fresca flua para a Califórnia! Ele é o culpado por tudo o que está a acontecer”, acrescentou o futuro líder da Casa Branca.