Trump critica impostos na Europa e deixa ameaça: “Venham fazer os vossos produtos nos EUA ou vão ter de pagar uma tarifa”
Donald Trump fez esta quinta-feira juras de amor à Europa, tal como na véspera fez à Rússia, mas criticou os impostos que se pagam e a burocracia que há no seio da União Europeia.
“Têm um grande imposto e um imposto de IVA, que é substancial. Na prática não compram os nossos produtos agrícolas ou os nossos carros. Colocam tarifas às coisas que queremos produzir”, criticou o recém-empossado presidente do Estados Unidos, que diz ter “amigos na Europa”, numa videoconferência transmitida no Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça.
“Eu adoro a Europa, adoro os países europeus, mas o processo é incómodo e tratam os Estados Unidos muito injustamente com os impostos que impõem”, sublinhou, apresentando uma proposta que soou a ameaça: “A minha mensagem para todos os negócios do mundo é muito simples. Venham fazer os vossos produtos na América [EUA] e vamos dar-vos os impostos mais baixos na Terra. Se não fizerem os vossos produtos na América… vão ter de pagar uma tarifa.”
Além dos impostos, Trump queixou-se do “tempo que demora para as coisas serem aprovadas” na União Europeia e deu um exemplo: “Eu enviei pessoas para a União Europeia para ver se consigo acelerar uma aprovação simples que a Irlanda me deu há uma semana.”
Donald Trump tem uma relação difícil com a União Europeia. Durante a campanha presidencial, o republicano já tinha denunciado o défice comercial dos Estados Unidos com a UE, comparando a UE-27 a "uma pequena China", que se "aproveita" da primeira potência económica mundial.