Não é 'meme', Trump e Melania têm mesmo uma  criptomoeda e ganham dinheiro com ela. Saiba o que está em causa
Pete Marovich/The New York Times

Não é 'meme', Trump e Melania têm mesmo uma criptomoeda e ganham dinheiro com ela. Saiba o que está em causa

Nas vésperas da tomada de posse, Donald e Melania Trump lançaram criptoativos, cujo preço pode ser controlado pelos inquilinos da Casa da Branca. Inicialmente, foi algo visto como vantajoso para a comunidade de criptoativos, mas agora há dúvidas sobre conflitos de interesse em ter uma moeda, ainda que virtual, controlada pelo presidente dos EUA.
Publicado a
Atualizado a

No fim de semana que antecedeu a tomada de posse do 47.º presidente dos EUA, Donald Trump e a primeira-dama do país, Melania Trump, lançaram uma meme coin. A aposta de ambos nos criptoativos foi bem acolhida pela comunidade cripto, inicialmente, que viu um sinal de compromisso da nova administração com a promoção de criptoativos. Mas rapidamente o caso ganhou outros contornos: agora a mesma comunidade encara aquela aposta como uma forma do casal Trump obter dinheiro fácil e lucrar através de seguidores e apoiantes.

Pode um chefe de Estado ter uma moeda própria? Porque quer Trump ter uma moeda virtual? Vamos por partes. Saiba o que está em causa.

O que são meme coins?

São criptomeadas, vulgo moedas virtuais, criadas por empresários através da escrita de código em blockchain. O valor que lhes é atribuído depende da credibilidade e da procura que uma personalidade, movimento ou outro fenómeno, pode gerar. Por isso, quem está por detrás destes ativos virtuais "cunha" estas moedas com memes ou rostos populares.

Habitualmente são criadas por piada, sem um modelo de negócio visível e sem um valor económico claro, embora - mesmo que em menor grau - tenham um valor especulativo tal como a bitcoin. De acordo com a revista norte-americana Time, as meme coins podem ser lucrativas, se forem adquiridas no tempo certo, mas também podem significar perdas quando compradas num momento de pico da procura, tendo sido já "veículo de alegadas fraudes, em que os investidores perderam somas avultadas".

Como surgiram as meme coins de Donald e Melania Trump?

Donald Trump já tem historial com criptoativos. Em 2022 vendia NFT e, no último ano, precisamente durante a campanha presidencial, criou a World Liberty Financial para negociar criptomoedas - esta empresa tem como acionistas os filhos Eric e Donald Jr. A 18 de janeiro, lançou a meme coin através da CIC Digital, uma sociedade do conglomerado Trump Organization. Um dia depois, Melania Trump lançou a sua própria moeda através da MKT World, uma sociedade registada na Florida controlada pela nova primeira-dama dos EUA.

Quanto já ganhou o casal Trump com as meme coins?

Quanto Donald e Melani Trump podem lucrar com as meme coins não é algo tangível, para já. No entanto, as duas criptomoedas têm tido impacto no universo dos criptoativos, registando flutuações significativas. Nas primeiras 24 horas em negociação, todos os tokens relativos à moeda do presidente dos EUA chegaram a valer 51 mil milhões de dólares (cerca de 49 mil milhões de euros). Uma única meme coin chegou a valer 75,35 dólares (cerca de 72 euros), máximo histórico.

Com o lançamento da moeda de Melania Trump, o valor unitário da moeda de Trump caiu para os 45 dólares (43 dólares aproximadamente), mas a divisa virtual acabou por estabilizar pouco depois nos 64 dólares. Após o lançamento, o valor global da meme coin de Melania tocou nos 13 mil milhões de dólares (cerca de 12,50 mil milhões de euros).

Os valores que Donald e Melania Trump poderão ganhar dependerá da procura que existir. Mas haverá lucro para ambos, uma vez que Trump controla pelos menos 80% da sua moeda, o que significa que cada taxa associada à compra e venda da moeda vai para o bolso do presidente norte-americano. Citado pela Time, o executivo Conor Gregor, da Coinbase, disse que a equipa de Trump encaixou 58 milhões de dólares nas primeiras horas de negociação só em taxas de negociação.

Atualmente, a meme coin de Trump vale 37,82 dólares (36 euros aproximadamente). Estão em circulação um milhão de tokens relativos ao ativo, cuja capitalização bolsista ascende a 7,56 mil milhões de dólares (7,26 mil milhões de euros) hoje. Já a meme coin de Melania Trump está a valer 3,69 dólares (3,54 euros aproximadamente).

Um Chefe de Estado e uma primeira-dama deterem uma moeda própria, ainda que virtual, podendo condicionar o valor da mesma, representa um conflito de interesses?

“Ninguém, honestamente, pode pensar que isto é uma coisa boa para a sociedade [ter um presidente a controlar uma moeda]", afirmou Anthony Scaramucci, antigo diretor de comunicações da Casa Branca e crypto evangelist (conselheiro para investimentos em criptoativos), na rede social X (antigo Twitter).

No site criado para lançar a meme coin, a equipa do presidente norte-americano desresponsabiliza Trump sobre a performance daquele ativo.

“Os memes de Trump destinam-se a funcionar como uma expressão de apoio e engajamento com os ideais e crenças incorporados no símbolo $Trump e obras associadas, e não têm o propósito de criar oportunidades de investimento, contratos ou segurança de qualquer tipo. GetTrumpMemes.com não é político e não tem nada a ver com qualquer campanha política ou qualquer gabinete político ou agência governamental", lê-se.

O site de Melania Trump tem uma declaração idêntica.

Uma declaração daquele tipo pode não ser justificação suficiente, contudo.

“Isto pode representar o pior conflito de interesses na história moderna da presidência [dos EUA]”, defende Norman Eisen, antigo conselheiro de ética da administração Obama, citado pelo Washington Post. Eisen adianta que Trump tem “o mais profundo conflito de interesses”, realçando que o Chefe de Estado norte-americano tem “procurado ganhar” e regular a indústria dos criptoativos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt