Trump assina ordem executiva para banir atletas transgénero de participar em competições femininas
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou esta quarta-feira uma nova ordem executiva para banir mulheres transgénero de competições femininas. "Com esta ordem executiva, a guerra contra o desporto feminino terminou", declarou, de caneta em riste e rodeado de dezenas de mulheres e crianças.
“Defenderemos a orgulhosa tradição das atletas femininas”, justificou Trump a nova medida que a sua administração quer implementar. “Os desportos femininos serão apenas para mulheres”, comentou, deixando um aviso a todos os estabelecimentos de ensino público que não cumprirem com a ordem executiva.
Se as escolas, que recebem dinheiro dos contribuintes, “deixarem que os homens tomem conta das equipas desportivas femininas ou invadam os balneários”, serão investigadas, alertou, na Casa Branca, o presidente norte-americano.
“Não haverá financiamento federal. Portanto, isto vai efetivamente acabar com o ataque às mulheres atletas”, enfatizou.
Esta é a quarta ordem executiva que visa a comunidade transgénero desde que tomou posse a 20 de janeiro.
“A esquerda radical tem levado a cabo uma campanha para apagar o próprio conceito de sexo biológico e substituí-lo por uma ideologia transgénero militante”, argumentou Trump, citado pela NBC.