Trump anunciou Golden Dome, sistema capaz de intercetar mísseis "mesmo que sejam lançados do espaço”
EPA/CHRIS KLEPONIS / POOL

Trump anunciou Golden Dome, sistema capaz de intercetar mísseis "mesmo que sejam lançados do espaço”

Novo sistema de defesa antimíssil norte-americano inspirado na Iron Dome israelita, deverá estar operacional em 2029 e terá um custo total de 175 mil milhões de dólares
Publicado a
Atualizado a

Donald Trump anunciou esta terça-feira que a Golden Dome [Cúpula Dourada], o novo sistema de defesa antimíssil norte-americano inspirado na Iron Dome israelita, deverá estar operacional em 2029 e terá um custo total de 175 mil milhões de dólares (cerca de 155 mil milhões de euros).

“A Golden Dome vai proteger a nossa pátria”, assegurou o presidente norte-americano aos jornalistas na Casa Branca, rodeado por imagens do projeto, anunciado durante um comício na véspera da tomada de posse, a 19 de janeiro.

“O projeto para a Golden Dome vai integrar-se nas nossas capacidades de defesa já existentes e deverá estar totalmente operacional antes do final do meu mandato”, afirmou Trump, que garantiu que o sistema “será capaz de intercetar mísseis, mesmo que sejam lançados do outro lado do mundo, mesmo que sejam lançados do espaço”.

A Golden Dome será concebida inclusivamente para combater ameaças como armas hipersónicas capazes de se moverem mais depressa do que a velocidade do som e sistemas de bombardeamento orbital fracionado – também chamados Fobs – que poderiam lançar ogivas a partir do espaço. “Todos eles serão eliminados do ar. A taxa de sucesso é muito próxima dos 100%”, vincou Trump, que acrescentou que o Canadá vai juntar-se ao projeto

“Isto é muito importante para o sucesso e até para a sobrevivência do nosso país. O mundo lá fora é muito cruel”, justificou o presidente dos Estados Unidos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt