Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald TrumpEPA/JIM LO SCALZO

Trump anuncia detenção do suspeito do homicídio de Charlie Kirk. Tyler Robinson tem 22 anos e é do Utah

"Apanhámo-lo", confirmou o governador Spencer Cox, referindo-se ao suspeito que foi detido. O influenciador pró-Trump foi alvejado no pescoço num evento no campus da Universidade de Utah Valley.
Publicado a
Atualizado a

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou esta sexta-feira, 12 de setembro, a detenção do homem suspeito do homicídio de Charlie Kirk, influenciador conservador, que ocorreu na passada quarta-feira.

"Acho que o apanhámos", disse Trump durante uma entrevista a um programa da Fox News,. "Penso que, com um alto grau de certeza, o temos sob custódia", adiantou.

Segundo a NBC News e outros media norte-americano, o suspeito é Tyler Robinson, tem 22 anos e é do Utah, indicaram cinco fontes policiais.

O governador de Utah confirmou, mais tarde, em conferência de imprensa, a identidade do homem detido.

"Apanhámo-lo", começou por afirmar o governador Spencer Cox, confirmando Tyler Robinson como sendo o principal suspeito do homicídio de Charlie Kirk.

Spencer Cox afirmou que na noite de quinta-feira, 11 de setembro, "um familiar de Tyler Robinson contactou um amigo da família, que ligou ao gabinete do Xerife do condado de Washington com informações de que Robinson tinha confessado ou insinuado que tinha cometido" o crime.

Cápsulas de balas com frases gravadas. "Ei fascista! Apanha!", lia-se numa delas

A detenção foi efetuada na última noite e anunciada após a divulgação, por parte do FBI, das imagens e de um vídeo do suspeito.

De acordo com o governador do Utah, os investigadores entrevistaram um membro da família do detido, que disse que Robinson "se tinha tornado mais político nos últimos anos".

O familiar terá feito referência a uma situação em que o suspeito mencionou que o ativista pró-Trump iria à universidade de Utah.

O governador revelou também que as cápsulas de balas, não disparadas, foram encontradas, com a espingarda usada no crime, e tinham frases inscritas. Numa delas, podia ler-se: "Ei fascista! Apanha!", disse Cox. Numa outra cápsula de bala, não disparada, estava gravado "Bella Ciao, Bella Ciao, Bella Ciao, Ciao, Ciao". Há ainda uma terceira com a seguinte inscrição: "Se estás a ler isto, és gay. LMAO".

O presidente norte-americano disse, na mesma entrevista ao programa Fox & Friends, que alguém "muito próximo" do suspeito, "de 28 ou 29 anos", o denunciou às autoridades.

O pai do homem detido terá colaborado com os investigadores, disse ainda Trump que não divulgou a identidade do suspeito. Espera agora que seja considerado culpado e condenado à "pena de morte pelo que fez".

Na passada quarta-feira, Charlie Kirk, de 31 anos, ativista conservador e fundador da Turning Point USA, foi alvejado mortalmente no pescoço durante um evento no campus da Universidade de Utah Valley.

Presidente dos EUA, Donald Trump
FBI divulga imagem do suspeito do homicídio de Charlie Kirk
Presidente dos EUA, Donald Trump
Charlie Kirk: mártir para uns, personificação do mal para outros num país cada vez mais dividido
Presidente dos EUA, Donald Trump
Guterres condena assassínio de Charlie Kirk como "ato de violência política"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt