Três mortos devido a avalanche no sul da Suíça, confirmam as autoridades
Três pessoas morreram esta segunda-feira devido a uma avalanche em Zermatt, uma das principais estações de esqui e alpinismo da Suíça, indicou a polícia do cantão de Valais na rede social X.
Ao início desta tarde, "pouco depois das 14:00, uma avalanche formou-se num setor fora da pista em Riffelberg (Zermatt). Várias pessoas foram arrastadas. Buscas em curso", escreveu, inicialmente, a polícia, dando a indicação de que iriam ser dadas mais informações.
As autoridades falam ainda num ferido na nova atualização divulgada nas redes sociais.
De acordo com o jornal suíço Le Matin, meios significativos, incluindo helicópteros, foram acionados para o local.
A mesma publicação, que citou o responsável pela equipa de salvamento, referiu que quatro pessoas foram resgatadas, tendo sido "levadas de helicóptero" para o hospital, não adiantando, no entanto, o seu estado de saúde. Mais tarde, a polícia confirmou a existência de três vítimas mortais.
Nevões e ventos fortes levaram as autoridades a alertar para um risco importante de avalanches nas regiões alpinas do sul da Suíça.
No domingo de Páscoa, o perigo era considerado elevado em algumas partes dos cantões de Grisons e Valais.
O Instituto de Investigação da Neve e das Avalanches (SLF) indicou hoje serem esperadas "avalanches espontâneas muito grandes e, nalguns casos, extremamente grandes".
Neste inverno, já morreram 14 pessoas devido a avalanches na Suíça, um número ligeiramente inferior à média de 17 mortes do período que termina em março.
A maioria das vítimas era praticante de esqui de fundo.
Os 14 mortos foram registados em 12 acidentes distintos, de acordo com o número provisório de mortos no inverno publicado em 27 de março pelo Instituto para o Estudo de Neve e Avalanches (SLF)