Tenor ucraniano Vladislav Gorai morre durante missão voluntária em Sumy
O tenor Vladislav Gorai, solista da Ópera Nacional de Odessa e Artista Honorário da Ucrânia, morreu no último domingo (8) durante uma missão voluntária na região de Sumy, no norte do país, junto à fronteira com a Rússia. A informação foi avançada à agência Reuters por representantes da companhia lírica, que lamentaram a perda do artista.
Com uma carreira iniciada nos anos 1990, Gorai era uma figura central da Ópera de Odesa, onde trabalhava desde 1993. Formado em pedagogia musical em Vinnytsia, destacou-se em palcos internacionais como os de Paris, Roma, Zurique, Madrid e Amsterdão. Tinha também colaborado com companhias em países como Roménia, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos.
A Ópera de Odesa reagiu com pesar e descreveu Gorai como alguém cuja voz era reconhecida além-fronteiras, mas cujo compromisso permanecia profundamente enraizado na Ucrânia. “Mesmo nos tempos mais sombrios, não ficou de lado – ajudou, foi voluntário, apoiou”, escreveu a instituição num comunicado partilhado nas redes sociais.
A morte de Gorai acontece num momento em que a região de Sumy volta a ser palco de ofensivas russas, com combates intensos e ataques frequentes com drones e mísseis. As circunstâncias exatas da sua morte não foram divulgadas.