Stubb lidera intenções de voto na Finlândia, mas Haavisto tem vindo a ganhar terreno
O antigo primeiro-ministro conservador Alexander Stubb chega em vantagem à segunda volta das eleições presidenciais finlandesas deste domingo, mas com as sondagens no final da campanha a darem a aproximação do rival Pekka Haavisto, ex-chefe da diplomacia e ecologista.
Na primeira volta das presidenciais, realizadas a 28 de janeiro, Stubb, do partido da Coligação Nacional (no poder), venceu com 27,2% dos votos, enquanto Haavisto, membro dos Verdes que se apresenta como independente, obteve 25,8%. A taxa de participação foi de 75%.
Em vésperas da votação, Stubb mantém uma ligeira vantagem, mas Haavisto tem ganho terreno nos últimos dias. Segundo a mais recente sondagem, realizada pela televisão pública finlandesa, Yle, Stubb lidera as intenções de votos com 54%, contra 46% do seu adversário.
“Nove em cada dez pessoas que votaram em Stubb na primeira volta vão manter o voto. O mesmo para Haavisto”, disse à Yle Jari Pajunen, CEO da empresa de sondagens Taloustutkimus. Este domingo, Stubb deverá contar com o apoio de quem votou em Jussi Halla-aho e Olli Rehn e Haavisto deverá herdar os eleitores de esquerda.
As relações com a vizinha Rússia, que se deterioram após a invasão da Ucrânia, e a consequente adesão da Finlândia à NATO, serão as principais preocupações do sucessor de Sauli Niinistö, que sai da presidência ao fim de 12 anos, por não poder concorrer a um terceiro mandato.