Sobrevivente do voo da Azerbaijan Airlines revela filmagem antes e depois da queda. "Ouvi um estrondo e pensei que o avião fosse desintegrar-se"

Sobrevivente do voo da Azerbaijan Airlines revela filmagem antes e depois da queda. "Ouvi um estrondo e pensei que o avião fosse desintegrar-se"

Alguns dos sobreviventes confirmam mais do que um estrondo no avião antes de cair no Cazaquistão. Companhia admite "interferência externa e técnica" que causou o acidente e suspendeu viagens para oito cidades russas.
Publicado a
Atualizado a

Subhonkul Rakhimov foi um dos 29 passageiros que sobreviveram à queda do avião Embraer 190 da Azerbaijan Airlines, na quarta-feira, e revelou que ouviu um grande estrondo antes do acidente.

"Depois do estrondo, pensei que o avião fosse desintegrar-se, era óbvio que tinha sido danificado de alguma forma. Parecia que o avião estava bêbado – já não era o mesmo", relatou à agência Reuters.

Os vídeos deste passageiro antes e depois da queda tornaram-se virais nas redes sociais, que revelou ter começado a rezar e a preparar-se para o pior depois de ouvir o estrondo.

A aeronave, que tinha como destino como destino a cidade russa de Grozny, caiu próxima da cidade de Aktau, no Cazaquistão, tendo morrido 38 pessoas. A queda foi entretanto atribuída ao sistema de defesa áerieo russo, que teria abatido o avião após confundi-lo com um drone ucraniano.

Ainda em declarações à Reuters, Vafa Shabanova reveolou ter ouvido um segundo estrondo. "Fiquei muito assustada", disse, revelando ainda que uma comissária de bordo lhe pediu para que fosse para a parte traseira do avião, o que lhe terá salvo a vida.

Já o comissário Zulfugar Asadov revelou à Reuters que a aterragem em Grozny foi recusada devido ao nevoeiro, pelo que o piloto foi obrigado a andar em circulos. "O avião tinha acabado de levantar quando ouvi um estrondo na asa esquerda. Foram três estrondos", disse, acrescentando que a cabine perdeu depois pressão.

A Azerbaijan Airlines confirmou esta sexta-feira que houve uma "interferência externa e técnica" que causou a queda do avião, citando a investigação preliminar, sendo visíveis buracos na fuselagem da aeronave.

A companhia aérea suspendeu ainda os seus voos para oito cidades russas por haver riscos para a segurança dos passageiros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt