Sistema informático do serviço de saúde irlandês alvo de ataque informático

"Há um ataque de ransomware muito grave nos sistemas informáticos" do serviço de saúde público irlandês, pelo que todos os sistemas informáticos foram desligados, informou o organismo público.

O serviço de saúde público irlandês (HSE Ireland) anunciou esta sexta-feira que desligou todo o sistema informático por causa de um "grande" ataque cibernético.

De acordo com o HSE, o ataque informático utilizou "ransomware", um tipo de programa que permite a extorsão através do bloqueio de um computador exigindo um resgate.

"Há um ataque de 'ransomware' muito grave nos sistemas informáticos do HSE. Por precaução desligamos todos os nossos sistemas informáticos para os proteger deste ataque para avaliarmos a situação com os nossos responsáveis de segurança", alertou o organismo público irlandês através da rede social Twitter.

Nos Estados Unidos, o maior operador de oleodutos foi alvo de um ataque informático ao causar o esgotamento do combustível em mais de mil estações de serviço.

A Colonial Pipeline, que distribui cerca de 45% do combustível na Costa Leste, foi alvo na passada sexta-feira de um ataque informático por piratas que lhe bloquearam o acesso aos sistemas computorizados e exigiram um resgate para os desbloquear.

O ataque aumentou as preocupações, mais uma vez, sobre as vulnerabilidades das infraestruturas críticas dos EUA.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG