Rússia envia mísseis hipersónicos para Kaliningrado

Estes mísseis voam a Mach 10 - 10 vezes superior à velocidade do som - e tem a capacidade de alterar a rota durante o voo, tornando-os difíceis de intercetar pelas defesas de mísseis.

A Rússia transferiu na quinta-feira três aviões de guerra equipados com mísseis hipersónicos para o seu enclave de Kaliningrado, na costa do Mar Báltico.

Entre a Lituânia e a Polónia, membros da UE e da NATO, que apoiaram firmemente a Ucrânia no conflito com Moscovo, a região fortemente militarizada de Kaliningrado não compartilha uma fronteira terrestre com a Rússia.

Na quinta-feira, "três aviões Mig-31i com mísseis hipersónicos Kinzhal foram realocadas para o aeródromo de Chkalovsk, na região de Kaliningrado", disse o Ministério da Defesa da Rússia em comunicado. Ele disse que eles estarão em "dever de combate 24 horas por dia".

O presidente russo, Vladimir Putin, que apresentou o míssil Kinzhal em 2018, chamou-o de "uma arma ideal" que voa a 10 vezes a velocidade do som, tornando extremamente difícil para as defesas de mísseis intercetarem.

A Rússia entrou em conflito em junho com a Lituânia depois de Vilnius proibir o trânsito ferroviário de mercadorias sancionadas da Rússia continental para Kaliningrado. A UE, no entanto, disse que os lituanos devem permitir o trânsito de mercadorias russas, com exceção de armas.

Apreendida pelo Exército Vermelho da Alemanha nos estágios finais da Segunda Guerra Mundial, Kaliningrado foi separada do continente russo após o desmembramento da União Soviética, quando a Lituânia se tornou um estado independente.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG