Rússia coloca Portugal na lista de países "hostis"

O decreto agora aprovado determina que as empresas russas paguem as suas dívidas a esses países em rublos, moeda que desvalorizou 45% desde janeiro.

A Rússia elaborou uma lista de países "hostis", entre os quais está Portugal, uma vez que a relação inclui os Estados-membros da União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá, entre outros, aos quais as empresas russas poderão pagar dívidas em rublos, moeda que desvalorizou 45% desde janeiro.

A lista de países foi preparada na sequência de um decreto presidencial de sexta-feira, revelou esta segunda-feira a agência russa Interfax, e inclui os territórios estrangeiros que, segundo Moscovo, cometem ações hostis contra a Federação Russa, empresas e cidadãos russos.

Segundo a Interfax, o despacho com a lista foi assinado pelo primeiro-ministro, Mikhail Mishustin, e faz parte do Decreto do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putun, "sobre o procedimento temporário para o cumprimento de obrigações com certos credores estrangeiros".

De acordo com este documento, Noruega, Japão, Mónaco, Coreia do Sul, Suíça, Albânia, Andorra, Islândia e Liechtenstein também são "países hostis".

A própria Ucrânia está incluída e também a Nova Zelândia, São Marino, a Macedónia do Norte, Singapura, Taiwan, Montenegro e até a Micronésia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG