Simion vence primeira volta das presidenciais romenas
O candidato populista e eurocético às eleições presidenciais da Roménia, George Simion, recolhia mais de 40 dos votos, quase o dobro do segundo classificado, Crin Antonescu, quando estavam contabilizados quase 98,16% dos votos, segundo dados oficiais divulgados este domingo à noite.
A segunda volta das eleições presidenciais na Roménia, marcada para 18 de maio, vai ser disputada entre George Simion e o pró-europeu Nicusor Dan.
De acordo com os resultados oficiais, divulgados pela Autoridade Eleitoral Permanente, quando estavam contabilizados 98,16% dos votos, George Simion vencia as eleições, com 40,26% dos votos, representando mais de 3,6 milhões de votos.
O presidente da câmara de Bucareste, o independente Nicusor Dan, era o segundo mais votado, com 20,72% (1,8 milhão de votos), após ultrapassar Crin Antonescu (20,55%), candidato apoiado pela coligação governamental.
“O povo romeno votou, o povo romeno falou, é altura de ser ouvido”, disse Simion, numa mensagem divulgada por vídeo à imprensa, na sede do seu partido, Aliança para a União dos Romenos (AUR), em Bucareste, sublinhando que votar na sua candidatura “foi um ato de coragem, confiança e solidariedade”.
“Não é apenas uma vitória eleitoral. É uma vitória para a dignidade romena. É a vitória daqueles que não perderam a esperança, que ainda acreditam na Roménia como um país livre, respeitado e soberano. Faremos o que nunca foi feito antes, porque não houve coragem. Começaremos a reconstrução do país, a reconstrução moral, política e económica da Roménia”, acrescentou.
Onze candidatos concorriam às presidenciais deste domingo, uma repetição da votação, após a eleição realizada em 24 de novembro ter sido anulada pelo Tribunal Constitucional por suspeita de interferência russa.