Robert F. Kennedy Jr. é um dos terceiros candidatos mais forte em décadas.
Robert F. Kennedy Jr. é um dos terceiros candidatos mais forte em décadas.Brandon Bell / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

RFK Jr. está prestes a desistir. Quem irá apoiar?

Campanha de Donald Trump tem vindo a trabalhar para conquistar Kennedy e os seus 8,7% de intenções de voto.
Publicado a
Atualizado a

Robert F. Kennedy Jr. vai falar esta sexta-feira “sobre o momento histórico atual e o seu caminho a seguir”, segundo anunciou a campanha do independente, sendo esperado que esta declaração seja o anúncio da desistência da sua candidatura à Casa Branca. Uma saída de cena que traz, para já, uma dúvida: quem irá apoiar RFK Jr., numa altura em que uma sondagem do The Hill mostra que tem 8,7% das intenções de voto a nível nacional? 

De acordo com meios como o New York Times e a CNN, a escolha de RFK Jr. deverá recair sobre Donald Trump, sendo que vários analistas apontam que, no atual estado da disputa entre a democrata Kamala Harris e Trump pela presidência, os votos dos apoiantes de Kennedy, um dos terceiros candidatos mais forte em décadas, podem determinar o resultado em alguns estados decisivos.

A AP noticia esta quinta-feira que pessoas próximas do candidato republicano - como o filho Donald Trump Jr. e o antigo apresentador da Fox News Tucker Carlson - têm trabalhado nos bastidores para convencer Kennedy a desistir da corrida à Casa Branca a favor de Trump, algo que poderia parecer impossível há uns meses, tendo em conta que RFK Jr. foi democrata grande parte da sua vida e pertence a uma das maiores dinastias políticas (e democratas) dos Estados Unidos, os Kennedy.

Mas tudo indica que o impossível poderá vir mesmo a acontecer, com a primeira pista a ser o facto de o seu discurso desta sexta-feira estar marcado para o Estado indeciso do Arizona, onde Trump também realizará um evento de campanha naquele dia. 

O New York Times citou três fontes dizendo que Kennedy encerraria a sua campanha e potencialmente apoiaria Trump. Numa entrevista dada esta semana, a candidata a vice de RFK Jr., Nicole Shanahan, deu a entender que ele poderia retirar-se a favor de Trump.

O republicano disse à CNN na terça-feira que “certamente” estaria aberto a que Kennedy desempenhasse um papel na administração, caso seja eleito em novembro. “Ele é brilhante. É muito inteligente”, declarou Trump. “Conheço-o há muito tempo. Não sabia que ele estava a pensar em desistir, mas se ele está a pensar desistir, certamente eu estaria aberto a isso”.

Segundo a AP, Trump e Kennedy têm mantido um contacto regular nas últimas semanas, incluindo uma reunião em Milwaukee, no mês passado, durante a convenção republicana.

Quanto a Kamala Harris, RFK Jr., há cerca de uma semana, criticou a democrata depois de vários media terem noticiado que ele tinha tentado obter uma reunião para discutir um possível cargo na administração da democrata. “O Partido Democrata da vice-presidente Harris seria irreconhecível para meu pai e meu tio”, escreveu.

ana.meireles@dn.pt 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt