Reações. Marcelo saúda Leão XIV com "profunda alegria", Trump fala em "grande honra" para os EUA
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem de felicitações ao novo Papa, Leão XIV, expressando com "profunda alegria" em seu nome pessoal e em nome do povo português.
"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa expressa a profunda alegria com que, em seu nome pessoal e em nome do povo português, saúda o Papa Leão XIV", lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, em reação à eleição do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, pelos 133 cardeais eleitores, ao fim de dois dias de conclave.
Primeiro-ministro deseja pontificado pleno de luz e humanismo
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, que se encontrava em Fátima quando saiu o fumo branco da chaminé da Capela Sistina, felicitou o novo Papa Leão XIV e desejou-lhe um pontificado pleno de luz, humanismo e universalismo, promovendo a paz e a compreensão num contexto internacional de instabilidade e de incerteza.
Esta reação de Luís Montenegro foi publicada na sua conta oficial na rede social X (antigo Twitter), depois de a Santa Sé ter anunciado que o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de Chicago, foi eleito Papa, tendo assumido o nome de Leão XIV.
“Felicito Sua Santidade o Papa Leão XIV pela eleição e desejo um pontificado pleno de luz, humanismo e universalismo. Felicito os católicos portugueses e os católicos de todo o mundo”, escreveu o primeiro-ministro português.
A seguir, Luís Montenegro referiu-se à atual conjuntura mundial, afirmando esperar que “nesta hora internacional de grande instabilidade e incerteza, o Papa Leão XIV e a Santa Sé possam ser ouvidos na promoção da paz, da empatia, da compaixão e da compreensão entre todos”.
Aos jornalistas, em Santarém, o líder da AD e primeiro-ministro destacou o “significado político” da escolha de um cardeal norte-americano, Robert Francis Prevost, e salientou que o nome Leão XIV indicia uma vocação para o trabalho social.
Trump saúda primeiro norte-americano eleito líder da Igreja Católica
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não demorou a reagir à nomeação do primeiro Papa norte-americano.
“Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa norte-americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, escreveu Trump na sua rede social, Truth Social.
“Estou ansioso por conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”, acrescentou o chefe de Estado norte-americano, que antes do Conclave tinha publicado nas redes sociais uma fotografia sua, gerada por Inteligência Artificial, vestido como papa.
Apesar de ser norte-americano, Prevost é considerado um progressista considerado distante da linha que Trump defenderia para a sucessão de Francisco. O presidente dos EUA tinha em Raymond Burke, outro cardeal norte-americano, o seu preferido para a chefia da Igreja Católica.
UE dá as boas-vindas ao novo Papa
Os principais dirigentes da União Europeia parabenizaram o novo Papa Leão XIV e expressaram esperança de que o pontífice promova "valores compartilhados" e "incentive a unidade" em todo o mundo.
“Milhões de europeus são inspirados diariamente pelo compromisso duradouro da Igreja com a paz, a dignidade humana e a compreensão mútua entre as nações”, publicaram a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, numa mensagem conjunta.
"Confiamos que o Papa Leão XIV usará a sua voz no cenário mundial para promover esses valores compartilhados e fomentar a unidade na busca por um mundo mais justo e compassivo", acrescentaram, garantindo que a UE está pronta para trabalhar com o Vaticano para "enfrentar os desafios globais e nutrir um espírito de solidariedade, respeito e gentileza".
"Que a sua liderança na Igreja Católica seja um farol de esperança para todos os fiéis, e que a sua sabedoria e força continuem a inspirar o mundo enquanto trabalhamos para construir pontes, unidade e paz", escreveu a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, nas redes sociais.
De Zelensky a Putin
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky:
“Parabéns a Sua Santidade o Papa Leão XIV @Pontifex pela sua eleição à Sé de São Pedro e pelo início do seu pontificado. A Ucrânia valoriza profundamente a posição consistente da Santa Sé na defesa do direito internacional, condenando a agressão militar da Federação Russa contra a Ucrânia e protegendo os direitos de civis inocentes. Neste momento decisivo para o nosso país, esperamos o apoio moral e espiritual contínuo do Vaticano nos esforços da Ucrânia para restaurar a justiça e alcançar uma paz duradoura. Desejo a Sua Santidade Leão XIV sabedoria, inspiração e força — tanto espiritual quanto física — para cumprir sua nobre missão. Por muitos anos!”
Vladimir Putin, presidente russo:
“Estou confiante de que o diálogo construtivo e a cooperação estabelecidos entre a Rússia e o Vaticano continuarão a se desenvolver com base nos valores cristãos que nos unem.”
Presidente francês Emmanuel Macron:
"Um momento histórico para a Igreja Católica e seus milhões de fiéis. Ao Papa Leão XIV e a todos os católicos de França e do mundo, dirijo uma mensagem de fraternidade. Que neste 8 de maio este novo pontificado seja de paz e esperança.”
"Tudo o que é fixe é de Chicago"
"Everything dope, including the Pope, comes from Chicago," (Tudo o que é fixe é de Chicago, até o Papa)".
Foi assim que o mayor da cidade norte-americana de Chicago, Brandon Johnson, reagiu nas redes sociais à eleição de Robert Francis Prevost, natural de Chicago, como novo papa Leão XIV.
"Esperamos recebê-lo de volta em breve", acrescentou.
Pedro Nuno Santos espera que Leão XIV seja "farol de paz, diálogo e dignidade humana"
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, manifestou o desejo de que o novo Papa Leão XIV seja "um farol de paz, de diálogo e de dignidade humana" e prossiga o legado de Francisco.
"Hoje é um dia importante para o mundo — e não apenas para os católicos — com a eleição de Sua Santidade o Papa Leão XIV. Cabe-lhe agora a responsabilidade de assumir e prosseguir com o legado e o exemplo do Papa Francisco", escreveu Pedro Nuno Santos nas redes sociais.
O líder do PS espera que, num tempo de incerteza e conflito, "o novo Papa possa ser um farol de paz, de diálogo e de dignidade humana". "Princípios que dizem respeito a crentes e não crentes, e que devem inspirar todo o mundo", apontou.
Santuário de Fátima espera visita de Leão XIV
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, disse estar convicto de que Leão XIV vai continuar o trabalho do seu antecessor e deseja que visite a Cova da Iria.
“É minha convicção de que este homem que tinha sido escolhido pelo Papa Francisco para tarefas dentro da Igreja continuará aquilo que foi o pontificado que o antecedeu, o pontificado do Papa Francisco, um homem atento às dores e às feridas da Igreja e do mundo em que vivemos”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas, numa mensagem vídeo disponibilizada à comunicação social.
Para o reitor, este também é um momento para desejar que “ele possa visitar Fátima”, lembrando que alguns dos cardeais de quem se falava para a sucessão de Francisco já estiveram em Fátima.
“O cardeal Prevost, agora Leão XIV, não esteve e, por isso, o meu grande desejo é que ele possa visitar este santuário, fazer a experiência de oração neste santuário e experimentar aqui a força da oração dos peregrinos pelo Santo Padre”, declarou Carlos Cabecinhas.
Ex-presidentes Obama e Biden saúdam eleição de compatriota
Os ex-presidentes norte-americanos Barack Obama e Joe Biden saudaram a eleição do seu compatriota Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV, desejando-lhe êxito no cargo.
"Este é um dia histórico para os Estados Unidos e rezamos [por Leão XIV] ao começar o seu trabalho sagrado de dirigir a Igreja Caólica e ser um exemplo para tanta gente, independentemente da sua fé", disse Barack Obama nas redes sociais.
O ex-presidente católico Joe Biden e a sua mulher, Jill Biden, também desejaram êxito ao novo Papa.
"Que Deus abençoe o Papa Leão XIV. Jill e eu felicitamo-lo e desejamos-lhe muito êxito", disse Biden na rede social X.
com agências