Dois portugueses resgatados com vida no mar na Croácia. Outros dois continuam desaparecidos
Dois dos quatro portugueses desaparecidos durante a madrugada no mar da Croácia foram encontrados com vida esta quarta-feira, 12 de agosto, depois de terem passado mais de oito horas na água. As autoridades mantêm as buscas pelos outros dois cidadãos nacionais.
O primeiro resgate aconteceu por volta das 11:40 (10:40 em Lisboa), quando uma mulher foi localizada na baía de Butinj, cerca de 20 quilómetros distante do ponto de onde o grupo tinha partido. A portuguesa foi avistada por uma das aeronaves envolvidas nas buscas. Pouco depois, um homem foi encontrado a cerca de dois quilómetros daquele local, segundo o capitão do porto de Senj, Nenad Bugarin, citado pela EFE.
Os dois sobreviventes estão a receber assistência dos serviços de emergência. Os quatro portugueses, jovens com cerca de 30 anos, tinham entrado no mar num pequeno barco insuflável a remos, partindo de um parque de campismo em direção a Senj. O contacto com o grupo acabou por ser perdido durante a madrugada.
O alerta chegou às autoridades croatas às 04:41 (03:41 em Lisboa), numa altura em que a região enfrentava condições meteorológicas adversas. Fortes rajadas de vento e ondas que chegaram aos três metros de altura têm atingido a zona desde terça-feira, tendo sido lançada uma operação de busca logo após a comunicação do desaparecimento.
Há, entretanto, informações contraditórias sobre a existência de uma vítima mortal. O Ministério dos Negócios Estrangeiros tinha inicialmente anunciado que uma pessoa fora encontrada sem vida, mas retirou posteriormente essa referência das redes sociais e informou a Lusa de que aguardava novos desenvolvimentos oficiais.
O próprio primeiro-ministro, Luís Montenegro, chegou a lamentar publicamenten uma morte. "Quero expressar o nosso lamento e pesar em nome do Governo para a vítima mortal que já foi identificada", mas essa informação ainda não está, afinal, confirmada.
Em comunicado entretanto enviado às redações, o ministério dos Negócios Estrangeiros refere estar a acompanhar, "com grande apreensão, a situação dos quatro cidadãos portugueses desaparecidos ao largo da costa croata, após a embarcação em que seguiam ter sido surpreendida por uma tempestade."
"Em estreita articulação com as autoridades croatas, o MNE pode confirmar que dois cidadãos portugueses, um homem e uma mulher, já foram encontrados e resgatados vivos e estão a ter acompanhamento médico, não havendo mais informações disponíveis", refere o comunicado, acrescentando que "prosseguem as operações de busca pelos dois cidadãos restantes, com mobilização de meios aéreos e marítimos no local"
"O Ministério mantém contacto permanente com as autoridades competentes e presta todo o apoio necessário, assegurando o acompanhamento próximo do desenrolar da situação", conclui.
Autoridades croatas ponderam buscas noturnas
As autoridades croatas estão a considerar acionar buscas noturnas para encontrarem dois dos quatro portugueses que continuam desaparecidos desde o incidente que ocorreu na madrugada de hoje, quando se encontravam num pequeno barco insuflável a remos.
"As buscas pelos dois homens desaparecidos no mar continuam, e as equipas de resgate não perdem a esperança de encontrá-los com vida", noticiou o meio de comunicação croata Večernji list que cita o coordenador de resgate do Centro Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento no Mar, Mirko Rašić.
"Após o término das buscas diurnas, será tomada uma decisão sobre a continuidade das buscas durante a noite", uma vez que esta acarreta "prós e contras", acrescentou.
Os serviços de resgate acreditam num desfecho favorável pois a temperatura da água e a idade dos desaparecidos dão "motivos para se ter esperança".
"Acreditamos que as pessoas possam estar vivas neste momento, porque o mar está quente. São pessoas jovens, certamente podem sobreviver. Acreditamos que estejam vivas e continuamos a busca", reiterou o coordenador.

