Príncipe Frederik do Luxemburgo morre aos 22 anos
Instagram da Casa Real do Luxemburgo.

Príncipe Frederik do Luxemburgo morre aos 22 anos

Filho mais novo do príncipe Roberto sofria de uma doença genética rara.
Publicado a
Atualizado a

A notícia foi divulgada esta sexta-feira pela família real luxemburguesa: o príncipe Frederik de Nassau, o filho mais novo do príncipe Roberto e da princesa Júlia, morreu aos 22 anos.

O jovem sofria de uma doença rara, relacionada com uma mutação com o conjunto de genes POLG, que fora diagnosticada quando tinha 14 anos. Os pacientes com esta doença mitocondrial, que não tem cura, sofrem de falência sucessiva dos órgãos, até à morte.s. 

"É com enorme pesar que a minha mulher e eu gostaríamos de vos informar do desaparecimento do nosso filho, Frederik, fundador e diretor criativo da Fundação POLG", pode ler-se na publicação no Instagram da família real do país, citando o príncipe Roberto.

Citando o príncipe, pode ainda ler-se: "Na passada sexta-feira, dia 28 de fevereiro, o nosso querido filho chamou-nos ao seu quarto para falar com ele pela última vez. Frederik encontrou a força e a coragem para se despedir de cada um de nós – o seu irmão, Alexander; a sua irmã, Charlotte; eu; os seus três primos, Charly, Louis e Donall; o seu cunhado, Mansour; e, finalmente, a sua tia Charlotte e o seu tio Mark. Já tinha falado tudo o que lhe ia no coração à sua extraordinária mãe, que não saía do seu lado há 15 anos. Depois de presentear cada um de nós com as nossas despedidas -- algumas gentis, outras sábias, outras instrutivas -- ao verdadeiro estilo Frederik, deixou-nos coletivamente com uma última piada de família de longa data. Mesmo nos seus últimos momentos, o seu humor e a sua compaixão sem limites obrigaram-no a deixar-nos com uma última gargalhada... para nos animar a todos.”

Apesar de a notícia apenas ter sido divulgada esta sexta-feira, Frederik morreu no sábado, dia 1 de março.

“A última pergunta de Frederik para mim", prossegue o príncipe do Luxemburgo na publicação online, "antes dos seus outros comentários, foi: 'Papá, estás orgulhoso de mim?' Mal conseguia falar há vários dias, por isso a clareza destas palavras foi tão surpreendente quanto o peso do momento foi profundo. A resposta era muito fácil, e ele já a tinha ouvido tantas vezes... mas, naquele momento, precisava de garantias de que tinha contribuído com tudo o que podia na sua curta e bela existência e que agora poderia finalmente seguir em frente.”

O príncipe Roberto do Luxemburgo é primo de Henri, o grã-duque e monarca do país, 15.º na linha da sucessão. É presidente da luxuosa casa de vinhos francesa Domaine Clarence Dillon, fundada pelo seu bisavô materno, Clarence Dillon.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt