Presidente iraniano chega a Moscovo para assinar tratado com Putin
O presidente iraniano chegou esta sexta-feira a Moscovo para assinar um tratado de parceria estratégica que envolve uma cooperação de defesa mais estreita entre Rússia e Irão.
Masoud Pezeshkian, que visita pela primeira vez o Kremlin desde que subiu à presidência do seu país em julho do ano passado, terá ainda conversações com Vladimir Putin focadas nos laços bilaterais e nas questões internacionais antes de assinar o tratado.
Antes desta reunião, o Kremlin elogiou os laços cada vez mais próximos com Teerão. “O Irão é um parceiro importante para nós, com o qual estamos a desenvolver uma cooperação multifacetada", disse aos jornalistas o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov.
As relações entre a Rússia e o Irão reforçaram-se nos últimos anos, sobretudo no contexto do conflito ucraniano, em que Moscovo conta com o apoio de Teerão, que terá fornecido drones e mesmo mísseis à parte russa, segundo o Ocidente.
Em novembro passado, Teerão e Moscovo ligaram os seus sistemas bancários para impulsionar o comércio e as transações financeiras, numa tentativa de fazer face às sanções económicas dos Estados Unidos e da Europa.
A última vez que Pezeshkian e Putin se encontraram foi por ocasião da cimeira dos BRICS na cidade russa de Kazan, em outubro do ano passado. O vice-primeiro-ministro russo, Vitaly Savelyev, convidou Pezeshkian a deslocar-se oficialmente à Rússia no final de dezembro.
O convite surge depois de a Rússia e a Coreia do Norte terem assinado um acordo de parceria estratégica que inclui uma cláusula de defesa mútua e que levou Pyongyang a enviar tropas norte-coreanas para território russo para serem destacadas na Ucrânia.