O primeiro-ministro francês, François Bayrou
O primeiro-ministro francês, François BayrouEPA/YOAN VALAT

PM francês quer fim do endividamento do país e renegociação da idade da reforma

O primeiro-ministro francês, François Bayrou, apelou esta terça-feira ao fim da "sobrecarga de dívida" do país e à renegociação da idade da reforma, na sua primeira declaração de política geral na Assembleia Nacional.
Publicado a
Atualizado a

"Na sua história, a França nunca esteve tão endividada como atualmente. Nenhuma política de recuperação e de reconstrução será possível se não tiver em conta esta situação de endividamento excessivo e se não se propuser o objetivo de a conter e reduzir", afirmou François Bayrou, no seu discurso às 15:00 horas locais (14:00 de Lisboa) entre aplausos e contestação dos deputados.

O primeiro-ministro centrista considera que "é preciso agir com determinação" face a uma emergência e "adotar sem demora o orçamento de Estado e o orçamento da segurança social",

Tendo como "primeira prioridade" a reforma das pensões, que "continua a atormentar" o país, Bayrou considera que é necessário responder a esta questão "vital para a França e para o modelo social", pretendendo renegociar o aumento da idade da reforma de 62 para 64 anos, plano do Presidente Emmanuel Macron que desencadeou meses de protestos em 2023.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt