Peças de foguetão Falcon 9 da SpaceX caem na Polónia (com vídeo)
Um objeto que se assemelhava a um contentor e que pertencia ao foguetão Falcon 9 da empresa SpaceX, de Elon Musk, foi encontrado esta quarta-feira perto de Poznan, na zona ocidental da Polónia.
Já esta quinta-feira caiu numa zona florestal junto à vila de Wiry, no noroeste do país, um outro objeto, classificado como não-identificado, mas que também se assemelha a um contentor e que também pertence ao Falcon 9. Este segundo o objeto caiu na cidade de Czersk, revelou a porta-voz da polícia, Magdalena Zblewska.
A queda destes objetos terá sido causada pela reentrada do foguetão na atmosfera, o que provocou um espetáculo similar ao de pirotecnia nos céus do norte da Europa, tendo sido avistado em países como Polónia, Dinamarca, Inglaterra ou Suécia.
Um destes objetos, de metro e meio de altura, caiu num quintal de um habitante de Kormoniki. “Estamos a investigar como este objeto caiu nesta localização, mas o importante é que ninguém se magoou”, afirmou outro porta-voz da polícia, Andrzej Borowiak, citado pela BBC.
O Falcon 9 transporta mercadorias e pessoas para o espaço, tendo como principal valência a sua capacidade de reutilização. Geralmente, o segundo andar deste foguetão reentra na atmosfera terrestre de forma controlada e no oceano Pacífico, mas, neste caso, o “motor falhou”, explicou o astrofísico Jonathan McDowell à BBC, adiantando ainda que se trata da quarta vez que um incidente destes acontece com o Falcon 9 nos últimos tempos.