EPA/MOHAMMED BADRA
EPA/MOHAMMED BADRA

Parisienses votam a favor de triplicar custos de estacionamento para os SUV

A participação foi de apenas 5,7% dos eleitores registados. O custo de estacionamento na rua para um SUV ou para um carro 4x4 irá assim aumentar para 18 euros por hora no centro da cidade e de 12 euros por hora nos restantes locais.
Publicado a
Atualizado a

Os parisienses votaram a favor da triplicação dos custos de estacionamento para os SUV, uma vez que a capital francesa pretende combater a poluição atmosférica e a crise climática, visando assim condutores de carros mais pesados, grandes e poluentes.

No referendo realizado no domingo, 54,6% votaram a favor de taxas especiais de estacionamento para os SUV, de acordo com os resultados provisórios. No entanto, a participação, de apenas 5,7% dos eleitores registados em Paris, foi inferior à esperada pelos ativistas ambientais.

“Os parisienses fizeram uma escolha clara. Outras cidades seguir-se-ão”, afirmou a presidente da Câmara de Paris, a socialista Anne Hidalgo, frisando que a segurança rodoviária e a poluição atmosférica foram as principais razões para o resultado.

A autarca já havia descrito a medida como “uma forma de justiça social” e que tinha o objetivo de atingir deliberadamente os automobilistas mais ricos, com carros mais caros, pesados e poluentes.

As novas tarifas de estacionamento poderão entrar em vigor no início de setembro. O custo de estacionamento na rua para um SUV ou para um carro 4x4 irá assim aumentar para 18 euros por hora no centro da cidade e de 12 euros por hora nos restantes locais.

Os preços serão aplicáveis a veículos com peso superior a 1,6 toneladas com motor de combustão ou veículos híbridos, e mais de duas toneladas para veículos elétricas. A alteração, porém, não se aplicará a residentes na capital francesa.

Tony Renucci, diretor do grupo de campanha pela qualidade do ar Respire, disse que “o resultado da votação é uma vitória para a qualidade de vida dos residentes de Paris”, enquanto o vice-presidente da Câmara da capital francesa, Emmanuel Grégoire, disse que os “SUV são um desastre ambiental”

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt