Papamóvel vai ser transformado numa unidade móvel de saúde para as crianças de Gaza
"Não se trata apenas de um veículo, é uma mensagem de que o mundo não se esqueceu das crianças de Gaza”. A afirmação é de Peter Brune, secretário-geral da Caritas Suécia, sobre o papamóvel que vai ser transformado numa unidade móvel de saúde para as crianças do território palestiniano.
"Nos últimos meses da sua vida", o líder da Igreja Católica, que morreu a 21 de abril com 88 anos, pediu à Caritas para que o seu papamóvel fosse transformado numa clínica com o objetivo de ajudar as crianças palestinianas.
A informação foi esta segunda-feira divulgada pela Caritas, que deu a conhecer as primeiras imagens da adaptação do veículo numa clínica de saúde móvel.
"O objetivo é prestar cuidados médicos diretamente àqueles que foram privados de serviços essenciais e proteger os seus direitos básicos e a sua dignidade", diz a Caritas, em comunicado.
O veículo vai, assim, ajudar a prestar assistência às crianças que, atualmente, não têm acesso a cuidados de saúde num território devastado pelos bombardeamentos israelitas, na sequência do ataque do grupo islamita palestiniano Hamas, a 7 de outubro de 2023.
Devido a este conflito no Médio Oriente, cerca de um milhão de crianças tiveram que ser deslocadas, refere a Caritas. "Quando o acesso a alimentos, água e cuidados de saúde é cortado, são frequentemente as crianças que mais sofrem. Muitas enfrentam fome, infeções e outras doenças evitáveis que põem em risco as suas vidas", indica ainda a organização da Igreja Católica.
“Com o veículo, poderemos chegar a crianças que atualmente não têm acesso a cuidados de saúde - crianças feridas e subnutridas”, detalhou Peter Brune em declarações à AFP, referindo que foi o cardeal Anders Arborelius, da Suécia, quem pediu a Francisco para que o papamóvel fosse utilizado para prestar cuidados de saúde às crianças palestinianas. "Trata-se de uma intervenção concreta, que salva vidas, numa altura em que o sistema de saúde em Gaza está praticamente destruído", sublinha o responsável pela Caritas Suécia.
O papamóvel, um Mitsubishi, foi usado pelo papa na visita de 2014 a Belém, tendo estado em exposição desde essa altura. Está agora a ser alvo de uma adaptação para ser utilizado como uma clínica móvel, estando previsto que tenha equipamento médico e um frigorífico para medicamentos. De acordo com a agência de notícias francesa, será atribuído um motorista e uma equipa de médicos para esta unidade de saúde.
Explica a Caritas que Francisco colocou o papamóvel à disposição da Caritas Jerusalém, que o está a transformar numa clínica móvel que irá estar pronto para prestar cuidados primários às crianças palestinianas, "que deles necessitam urgentemente", quando o corredor humanitário em Gaza reabrir.
Para Anton Asfar, secretário-geral da Caritas Jerusalém, o papamóvel transformado em clínica "representa o amor, o cuidado e a proximidade demonstrados" pelo papa Francisco "para com os mais vulneráveis.
Os trabalhos para transformar o papamóvel prosseguem numa altura em que o gabinete de segurança de Israel aprovou um plano para retomar o acesso de ajuda humanitária que está completamente bloqueado desde março.